27042022 superiorA Campanha Salarial do Ensino Superior teve mais uma rodada de negociação nesta quarta-feira (27/4). Nas cláusulas econômicas, o Semesp (sindicato patronal) propôs 4% de reajuste salarial, a partir de março/22, e abono de 30% do salário em outubro, o que é inaceitável.

Os mantenedores também querem rediscutir temas como férias, contribuição assistencial, homologação das rescisões contratuais no sindicato, redução de jornada, banco de horas (para auxiliares de administração escolar), além de novas pautas como concentração de aulas e ensino hibrido.

Os membros da comissão da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) insistiram nas reivindicações apresentadas: atualização das cláusulas de abrangência, licença maternidade, adoção e paternidade, além da proteção aos professores com sofrimento psicológico e a regulamentação do ensalamento, direitos autorias e da EaD e também na pretensão de corrigir a defasagem salarial pelo índice inflacionário. A inclusão da cláusula de abono ou PLR foi aceita pelos representantes sindicais, desde que seja de 50% do salário bruto.

Os representantes patronais não aceitaram firmar acordo de garantia da ultratividade das cláusulas (manutenção da Convenção Coletiva atual até o encerramento das negociações), decisão que foi duramente criticada pelos representantes sindicais e coloca em dúvida a seriedade das mantenedoras nesta negociação.

Os membros da comissão dos Sindicatos integrantes da Fepesp voltaram a insistir com veemência na agilização do processo negocial e na discussão imediata e prioritária das cláusulas econômicas.

Professor, fique atento aos comunicados do SINPRO ABC em nossos canais oficiais.

Com informações da Fepesp