Mau uso dos sites de relacionamento pode gerar demissão, esclarece Ministério do Trabalho
O acesso facilitado aos meios de comunicação virtual coloca lado a lado a facilidade e o risco da superexposição. Mesmo aquele que opta pela vida offline não está livre de ter fotos publicadas ou ver o nome envolvido em comentários na rede.
Aos usuários assíduos de sites como Facebook, Twitter e blogs, o SINPRO ABC esclarece que o mau uso  pode gerar, inclusive, demissão por justa causa. O alerta disponível no site do Ministério do Trabalho esclarece que “quando o empregado fala mal da empresa ou de outros funcionários, está denegrindo a imagem da companhia e pode ser punido por essa atitude. Se falar mal de seu superior hierárquico pode configurar insudordinação”.
Apesar de serem consideradas pessoais, muitas páginas em sites de relacionamento são monitoradas pelas empresas. Fotos impróprias e comentários inadequados podem, sim, dificultar a vida profissional do internauta. "O empregado não tem o direito de ofender, humilhar ou dirigir-se de modo inadequado a quem quer que seja", orienta a advogada Alessandra da Cunha, em entrevista ao portal do MTE.
Para evitar constrangimentos ou surpresas desagradáveis, a solução é ter bom senso para utilizar as ferramentas. Uma vez publicada na internet, que é um espaço público, não é possível ter noção de quantas pessoas terão acesso à mensagem e do tamanho da repercussão.
Aproveite a facilidade e o alcance desses sites e compartilhe dicas de leitura, atividades culturais, textos de interesse geral, indicações de música, por exemplo. Utilizando com bom senso e moderação, esses sites podem trazer bons frutos.