Posição visa combater criação de sindicatos de fachada
No dia 23 de março, membros da CUT se reuniram com alguns políticos, em Brasília, para o debate sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores, tendo como destaque o fim do imposto sindical. O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que apoiará as centrais quando o projeto chegar ao Congresso.
Todo mês de março, os empregados de todo país têm um dia de trabalho descontado a título de Imposto Sindical. Muitos acreditam que a cobrança é determinada ou criada pelos sindicatos, cada um com seu critério; mas não é. A legislação é federal e todos pagam.
A CUT, com o apoio de algumas centrais sindicais, tem se organizado para cobrar o fim do imposto e substituí-lo por uma contribuição de negociação coletiva, a ser aprovada em assembleias soberanas de trabalhadores. Com isso, a Central acredita que “o sindicalismo de fachada, que recebe dinheiro fácil, sem fazer nada, será extinto”.
Com informações da CUT
Posição visa combater criação de sindicatos de fachada