O III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA discutiu, em Gramado, Rio Grande do Sul, as Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos planos educacionais". O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de agosto, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Faculdade de Educação (FACED) / UFRGS.

O professor e diretor da Fepesp Eduardo Cezar da Silva esteve presente no evento representando a Federação. Também participaram do evento outras entidades ligadas a educação e pesquisadores do tema.

Para Eduardo da Silva a oportunidade é importante para se debater os rumos da educação no país. “Principalmente, o planejamento de ações voltadas para a concretização de um projeto educacional factível diante das demandas das comunidades escolares”.

O evento contou com mesas de debates e apresentações de trabalhos acadêmicos da área. Alguns pontos cruciais foram diagnosticados como o fato do investimento na escola pública equivaler a um terço de uma mensalidade do setor privado, quatro pontos na taxa Selic equivalem a menos 80 bilhões de investimentos em favor dos credores, a não interação pelo gestor público entre plano de metas e loas e a privatização da educação sendo feita hoje tanto na oferta quanto na gestão ou mesmo no currículo. Além de a opção preferida de destinar cinco bilhões para o PROUNI, ao invés de repassar recursos para as universidades federais.

A concepção de educação como investimento social e não como simplesmente um gasto orçamentário, o debate sobre a revisão da dívida pública, da reforma tributária, e de todo um conjunto de Leis (LRF, 8666, etc.) que impõe ao Estado um modelo de ineficiência, foram a tônica do encontro. Mas, para da Silva “nada disso terá sentido se não caminharmos em direção a uma reforma do modelo de sociedade através da educação política dos jovens que criaria um ambiente favorável a redução juros e portanto a uma possibilidade real de se optar pelo investimento social ao invés da alimentação do sistema financeiro”, disse.

Para quem não sabe, A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, FINEDUCA, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, que tem como objetivo contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social.