Os sindicatos da Fepesp tomaram conhecimento em 29/01 do novo Plano de Carreira do Sesi/Senai, que foi elaborado por consultorias, sem a participação de representantes dos professores. Chamado de "Plano de Remuneração e Evolução Profissional", o documento já começa a ser implantado em 2013.
O Plano prevê evolução seguindo critérios de elegibilidade e constantes avaliações de desempenho. Em linhas gerais, há possibilidades de progressão horizontal e vertical.

O documento foi elaborado para todos os empregados do Sesi/Senai, não sendo específico para os professores. O Plano não será depositado no Ministério do Trabalho, segundo os representantes do DRH.

Os gastos com a evolução funcional, segundo o Sesi/Senai, estarão limitados a 1% do gasto adicional da folha salarial, valor que será dividido proporcionalmente por setor.

O Plano prevê que o desempenho dos professores será avaliado pelos chefes imediatos nas unidades de ensino, seguindo critérios pré-estabelecidos. Este processo, do ponto de vista dos dirigentes sindicais, por ser subjetivo, poderá se transformar em instrumento de pressão das coordenações e administrações escolares.

Os representantes do DRH afirmam que os avaliadores receberão treinamento e estarão submetidos à supervisão de um "comitê de gestão". O Sesi e Senai fará a divulgação do novo Plano após a homologação do texto pelos Conselhos Regionais, segundo o DRH.

A Fepesp e os sindicatos atuarão como observadores no processo de implantação do Plano de Carreira e sugerem que seja conferida liberdade de críticas e sugestões aos professores e professoras para que, em reuniões periódicas, possam se manifestar livremente quanto ao processo de avaliação de desempenho.

Fonte: Fepesp