Professores do SESI/SENAI do ABC aprovam por unanimidade propostas do Sindicato para Campanha Salarial 2016

• Reajuste salarial de 15% (10% reposição e 5% aumento real)
  • Abono Especial de 30%
  • Mesmo índice de reajuste da campanha nos vales alimentação e refeição
  • Manutenção das cláusulas sociais
  • Retomar as discussões das diferenças salariais entre fundamental 1/ fundamental 2 e ensino médio.
  • Contratar um professor auxiliar, além do titular, em todas as salas de alfabetização (1º ano do fundamental) e nas salas com inclusão.
  • Moção de repúdio contra as demissões

Essas e outras reivindicações foram aprovadas por unanimidade nas assembleias dos professores do SESI/SENAI realizadas nesta quinta-feira (04) no ABC paulista, promovidas pelo SINPRO ABC (Sindicato dos professores das escolas particulares de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul).

Participaram das reuniões cerca de 200 professores nos dois períodos, manhã e tarde.

Esses encontros fazem parte da construção da Campanha Salarial 2016 do Sistema S (SESI/SENAI) que está sendo promovida pela FEPESP (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) e reúne 26 sindicatos de professores de todo o estado.

Cláusulas novas criadas pela comissão dos trabalhadores

Além da manutenção de direitos conquistados no passado a comissão dos trabalhadores está propondo novas discussões e possíveis conquistas nas seguintes questões:

Hora-tecnológica

Remuneração para as atividades desenvolvidas em plataformas digitais.

Limitação do número de alunos por sala de aula

Ensino Fundamental – 1º ao 5º anos: 25 alunos

Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos: 30 alunos

Ensino Médio – 35 alunos

Implementação no prazo de 3 anos.

Licença-maternidade

Ampliação da licença-maternidade + adotante para 180 dias.

Acompanhamento Médico de Menor e Idoso

Fica assegurado ao professor o direito de se afastar de suas atividades profissionais, sem prejuízo de seus vencimentos, para acompanhar filho menor de idade ou idoso com primeiro grau de parentesco ou com dependência comprovada, em caso de internação hospitalar, em decorrência de intervenções cirúrgicas ou em convalescência decorrente de moléstia/enfermidade, mediante apresentação de Atestado Médico justificando a necessidade do acompanhamento; cumprindo o que determina os itens do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, do Estatuto do Idoso, da Constituição Federal Brasileira, do Código Penal e de outras legislações correlatas.

Todo o material aprovado na assembleia do ABC será encaminhado à FEPESP para que se junte às reivindicações de outras regiões. A partir daí teremos uma Campanha Salarial do Sistema “S” unificada em todo o estado de São Paulo.

A primeira reunião de conciliação entre a FEPESP e a direção do SESI/SENAI está marcada para o dia 22 de fevereiro, na sede do SESI na avenida Paulista.

Jornalista Sérgio Corrêa – mtb 19065.