02062022 superiorassembleiaO SINPRO ABC convoca professores do Ensino Superior do ABC para assembleia de Campanha Salarial a ser realizada no dia 15 de junho, com primeira chamada às 18h30, por meio da plataforma Zoom. Para participar, é preciso solicitar o link de acesso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mediante comprovação de atuação no segmento.

O direito ao abono de faltas para participação em assembleias sindicais foi uma conquista de campanha salarial que passou a constar na convenção coletiva do Ensino Superior. Pela cláusula, os educadores terão sua falta justificada e o pagamento garantido pela participação na atividade.

A convenção coletiva mais recente de professores e de auxiliares no Ensino Superior teve sua validade até o dia 28 de fevereiro de 2022, sendo 1º de março a data base para sua renovação. As negociações para sua renovação tem se estendido em grande parte pelo impasse criado pelas mantenedoras, que insistem em reajuste salarial inaceitável de 4% agora, 2% em janeiro de 2023  e um abono de 30% em outubro, que não se incorpora o salário.

Como resultado destas negociações, em 18 de maio foi acordado, na reunião entre o Semesp, a Fepesp e demais federações, o patronal acatou o pedido de ultratividade da convecção coletiva – sendo ‘ultratividade’ o termo que define a manutenção das cláusulas do acordo coletivo durante as negociações. Neste caso, o acordo prevê a manutenção das cláusulas até 12 de julho.

Fonte: Fepesp