MEC determina que Uniban e UniABC diminuam o número de vagas em cursos na área de Saúde
Duas universidades do ABC, Uniban e UniABC, tiveram o desempenho classificado pelo Ministério da Educação como abaixo do satisfatório. Por conta disso, a Universidade do Grande ABC, de Santo André, deverá reduzir o número de vagas nos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição, enquanto a Uniban, em São Bernardo, deve realizar o corte no curso de enfermagem.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 4 de setembro.
ProUni
De acordo com a matéria publicada na Folha de São Paulo, de 19 de setembro, cerca de 55 instituições de ensino superior poderão ter cursos cortados do Programa Universidade para Todos, ProUni. Na região, o Centro Universitário de Santo André e a UniABC obtiveram conceito 2 no Índice Geral de Cursos e integram o grupo em risco.
Segundo a Folha, “o resultado é o primeiro  dos dois ciclos de avaliação a que as instituições são submetidas antes do fechamento de cursos, que ocorre caso tenham desempenho ruim em ambos”.
Sucateamento
O SINPRO ABC reforça a opinião de que esse cenário é fruto do sucateamento do ensino promovido pelas mantenedoras das universidades. Enquanto o lucro estiver à frente dos objetivos educacionais, tanto a qualidade de ensino quanto as condições de trabalho dos professores estarão comprometidos. O Sindicato dos Professores do ABC está em negociação constante para defender os docentes e acabar com essa situação, uma vez que demissões podem ocorrer com a supressão dos cursos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 4 de setembro.

ProUni

Sucateamento