Professores aprovam proposta que mantém Convenção por dois anos e plano de saúde

As professoras e professores do Ensino Superior aprovaram proposta patronal que garante a Convenção Coletiva até fevereiro de 2020 e mantém o plano de saúde. A assembleia foi realizada no dia 8 de junho, na sede do Sindicato dos Professores do ABC.

Veja os detalhes do que foi decidido pela categoria:

• Manutenção de todos os direitos até fevereiro de 2020.
  • Reajustes em 2018 e 2019: inflação acumulada entre março/2017 e fevereiro/2018 e entre março/2018 e fevereiro/2019.
  • As escolas que optarem pela alteração no plano de saúde (coparticipação) devem acrescentar o índice de 0,86% em março/2019.
  • Plano de saúde: a coparticipação poderá ser adotada pela escola, ou seja, o trabalhador paga parte das consultas médicas e exames realizados. De acordo com a nova regra o professor poderá assumir também o pagamento da diferença entre o índice do reajuste definido pela Agência Nacional de Saúde para planos individuais e a sinistralidade - relação entre os custos e as receitas de uma operadora. No entanto, a alteração depende de decisão da Escola, mas não será automática, pois precisará ser encaminhada a uma comissão composta por representantes dos sindicatos de professores e mantenedores para análise e só poderá ser feita na data do aniversário do plano.