Professores do Ensino Superior aprovam por unanimidade questões financeiras em assembleia no SINPRO ABC

Aumento Real, plano de carreira, adicional por titulação, aumento hora atividade e participação nos lucros. Estes foram os principais itens aprovados por unanimidade na Assembleia dos professores do Ensino Superior, realizada no sábado (07/02) na Sede do Sindicato dos Professores do ABC.

A pauta (parcial) de reivindicação foi o resultado de uma pesquisa on-line realizada pela Fepesp, em conjunto com os sindicatos ligados à Federação, com os professores do ensino superior em todo o estado, entre os dias 19/01 a 06/02. Participaram da pesquisa 1442 professores, sendo 554 do ensino superior, 799 do SESI e 89 do SENAI.

No ensino superior e na educação básica (reajuste já definido no ano passado), o critério para repor a inflação é a média dos três indicadores: ICV-Dieese, INPC-IBGE e IPC-Fipe (estimada em 6,75%). A proposta aprovada pela categoria (ensino superior) no SINPRO ABC foi: índice inflacionário + 50% da inflação de aumento real.

Na questão econômica, além do aumento da hora atividade, que hoje está em 5%, a hora tecnológica também foi muito discutida pela categoria, já que os professores estão tendo que dedicar horas a mais do seu tempo em atividades ligadas a novas tecnologias, como diário on-line e redes sociais disponibilizando material para alunos.

O resultado da assembleia foi encaminhado à Fepesp que irá contabilizar com outros 24 sindicatos ligados à Federação para a formulação de uma pauta única de reivindicações.

A primeira fase de negociação com os representantes do Semesp, sindicato dos mantenedores de ensino superior, já está marcada e vai acontecer nos dias 11/2 · 25/2 · 11/3 · 18/3 · 25/3.

Outras reivindicações da categoria

Limite de alunos por classe

Piso Salarial

Aprimoramento acadêmico