As negociações para a nova Convenção Coletiva da educação básica avançaram na reunião 17/04, realizada na Fepesp.
Os representantes dos donos de escolas abandonaram a proposta, mantida desde 20/03, de reajuste salarial com ganho real de apenas 0,3%.
A flexibilização favorece a negociação de um aumento acima desse índice, beneficiando os professores e auxiliares de educação.
Nas reuniões anteriores, o diálogo havia chegado a um impasse. A maior divergência era em torno do tamanho do aumento real.
Os sindicatos defendiam um índice que garantisse  aumento real do tamanho da metade da inflação do período. Os donos de escola insistiam em somente 0,3% acima da reposição inflacionária.
A saída que os sindicatos propuseram foi assinar acordo valendo para dois anos, definindo aumento real para 2012 e 2013, quando a inflação deve ser menor.
Os sindicatos também trabalham com a expectativa de aumentar a PLR, que já seria definida também para o próximo ano.
A negociação continua e nova reunião está marcada para 24/04.
Para assinatura da nova Convenção Coletiva, a proposta final será submetida às assembleias dos sindicatos, que devem ser convocadas em maio.

A negociação continua e nova reunião está marcada para 24/04.

Fonte: Fepesp