O FRE do ABCDMRR realizou, no dia 5 de dezembro, no Sindicato dos Bancários do ABC, sua última reunião ordinária do ano, com dois pontos de pauta: 1- Avaliação da II Conferência Nacional de Educação (II CONAE) e 2- Desafios para o monitoramento e avaliação de metas e estratégias do PNE. No primeiro ponto houve uma avaliação positiva do Documento Final da II CONAE, que contemplou aspectos positivos para o futuro da educação brasileira, os quais já haviam sido aprovados nas etapas anteriores (pré-conferência, conferências municipal, intermunicipal e estadual), ficando a expectativa de que o P.L. que regulamentará o SNE acate com fidelidade o relatório aprovado na plenária final da Conferência. No segundo ponto foram debatidas as estratégias que o Fórum deverá adotar em 2015, ano em que o Plano Municipal, o Plano Estadual e a Lei de Responsabilidade Educacional deverão ser aprovados, de acordo com a Lei 13.005/14, que instituiu o Plano Nacional de Educação(PNE). Foram aprovados os seguintes encaminhamentos : a) Oficiar o G.T. Educação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, solicitando uma reunião para debater sobre os Planos Municipais de Educação desta região; b) Pautar para a próxima reunião a elaboração de um calendário de reuniões que contemple a maioria dos membros; c) Pesquisar nas cidades da região a possibilidade de criação de Fóruns Municipais de Educação, para trabalho conjunto de fortalecimento e consolidação destas instâncias, onde houver essa possibilidade.
Próxima reunião do FRE; dia 06/02/2015, das 9 às 11:30 h.

Local: Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário (CONSTRUMOBI)
Endereço: Rua General Glicério,808-Santo André(próximo ao SINCOMÉRCIO)