Com o tema “ O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação : Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’, a CONAE reunirá 4 mil pessoas para debater democraticamente os rumos da educação do país. Essas discussões serão feitas pelos delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital, as quais ocorreram no segundo semestre de 2013 e que contaram com a participação de mais de 23 mil pessoas. Para o momento nacional, assim como nas demais conferências que o antecederam, esses representantes estão divididos em segmentos e setores. Os segmentos são pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, ensino superior e ensino profissional, públicos e privados. Os setores são entidades diversas e movimentos sociais organizados.
O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes afirma que, na prática, esta é a segunda conferência nacional de educação com tamanha abrangência. “Com isso sempre há uma expectativa de que possamos ter um maior nível de debate, que possamos aprovar as melhores propostas, e assim termos um documento final que paute a educação nos próximos anos, tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação’, detalha Chagas..
Há poucos dias para a etapa final da CONAE 2014, os preparativos estão bem encaminhados. De acordo com Chagas, o Fórum aprovou o Regimento da CONAE e o documento-base. Já o Ministério da Educação cuida da estrutura, para garantir que os(as) delegados(as) participem da melhor maneira possível dos dias da etapa nacional – de 19 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.
A CONAE é um espaço democrático articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação. A conferência apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.,
A conferência é um importante instrumento para se discutir com a população as perspectivas para a educação brasileira, bem como o modelo a ser executado em todo o país para uma educação pública mais democrática, inclusiva e de qualidade.

Paulo Yamaçake - diretor do SINPRO ABC