Cerca de quatro mil delegados são esperados na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014, marcada para o período de 19 a 23 de novembro, em Brasília. O tema central do evento é “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Como o próprio tema define, o novo PNE (Lei 13.005/2014) será o grande alvo das discussões. Caberá aos delegados apresentar propostas que subsidiarão a implementação do texto, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

O PNE estabelece metas e diretrizes na área de educação para os próximos 10 anos, tratando prioritariamente dos desafios e realidade na rede pública de ensino.

De São Paulo, sairão 474 delegados para a Conae. Eles foram eleitos na Conferência Estadual de Educação, realizada em setembro do ano passado.

Os sindicatos da Fepesp enviarão 19 representantes para as discussões: José Oliveira dos Santos, Nelson Valverde Dias, Paulo Roberto Yamaçake e Pier Vincenzo Bertucci (Sinpro ABC), André Luiz Campos, Cláudio Jorge, Ednilson José Arendit, Herick Martin Velloso e Maria Clotilde Lemos Petta (Sinpro Campinas), Eduardo Cezar da Silva (Sinpro Guapira), Elisabete Bellon e Sandra Baraldi Pereira (Sinpro Jundiaí), Gentil Gonçales Filho e Reinaldo Pinto Osório (Sinpro Vales), João Darc Fernandes (Sinpaae Ribeirão Preto), Cristiano Leon Martins e Mara Kitamura (Sinpro Sorocaba), Maria Elizabeth Vespoli, Marcelo de Paola Marin, e Rita de Cássia Fraga Pinto de Almeida (Sinpro São Paulo).

Fonte: Fepesp