Grupo de Trabalhadores divulga documento de recomendações à Comissão da Verdade

Em abril de 2013, a Comissão da Verdade criou o Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores, às Trabalhadoras e ao Movimento Sindical”. O objetivo é investigar os crimes cometidos contra a classe trabalhadora e o movimento sindical no período de 1946 a 1988. Com base nesse um ano e meio de pesquisa, o Grupo divulgou, em 17/10, um documento com recomendações à Comissão da Verdade.

Composto pelo Centro de Memória de Trabalhadores, centrais sindicais, entidades, ex-presos políticos e associações, o Grupo terá suas proposições e levantamentos também anexados ao relatório final da Comissão da Verdade, que sai em dezembro.

O documento divulgado pede investigação e punição dos crimes cometidos no período da Ditadura Militar. Propõe, por exemplo, mudanças na legislação, como a revisão da Lei de Anistia. Além de defender a aprovação do anteprojeto de lei que solicita, entre outras medidas, a garantia da autonomia sindical e o direito irrestrito de greve.

Dentre as medidas que tocam especificamente na questão da educação, uma delas trata do currículo escolar. Segundo a proposta, a organização sindical e social deveria ser ensinada nas escolas de ensino básico públicas e privadas. A finalidade seria promover valores democráticos e de direitos humanos.

Para ler o documento na íntegra, acesse o Blog do Grupo de Trabalhadores.

FEPESP – Federação das Escolas Particulares do Estado de São Paulo.