Ato em Brasília marca a entrega do resultado do Plebiscito

97,05% dos eleitores do Plebiscito popular querem a Reforma Política

SINPRO ABC diz que o resultado é bastante significativo

Um grande ato unificado em Brasília nos dias 14 e 15 de outubro com as 477 entidades envolvidas na ação do Plebiscito da Constituinte vai marcar a entrega do resultado das urnas para a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Apesar de diversos setores da sociedade não terem assumido a Campanha pela reforma do sistema político e a grande imprensa ter ignorado o pleito, o resultado final da apuração foi muito satisfatório. Votaram em urnas fixas espalhadas pelo pais e pela internet: 7.754.436 milhões de cidadãos. Deste número 97,05% se manifestaram favoráveis à convocação oficial do plebiscito.

Os estados que lideraram a votação foram São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218). Aqui no Grande ABC votaram 70.785 pessoas, com grande participação dos professores que aderiram ao movimento. Mas a campanha também contou com a adesão de eleitores que vivem fora do País, como França, onde foram computados 4.621votos. Os brancos e nulos somaram 0,37% (28.691).

Para a direção do SINPRO ABC o resultado é bastante significativo, apesar da mobilização ter sido feita somente pelos sindicatos e movimentos sociais, sem o apoio oficial da Igreja, setores políticos e grande imprensa.

As entidades envolvidas na votação acreditam que o plebiscito popular teve um caráter educativo de mostrar que há pessoas querendo modificações no sistema político do País e que esse é o momento para as organizações que ainda não participaram do evento se engajarem na luta.

O que é:

O tema da consulta popular apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a sub-representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva.

A proposta de construção do plebiscito para debater o sistema político é um dos resultados das manifestações de junho e julho do ano passado, que sacudiram o Brasil.

SINPRO ABC engajado na luta

O SINPRO ABC participa da entrega do resultado do Plebiscito popular e do Ato que acontece em Brasília agora em outubro. O sindicato foi um dos grandes responsáveis pela conquista de votos aqui no Grande ABC pelo trabalho realizado, em levar urnas de votação até as Escolas, Faculdades e Universidades, pedágio de votação nos centros comerciais de Santo André e São Bernardo e material divulgado pela internet, além dos diretores terem participado ativamente de debates esclarecedores com a sociedade civil.

Box: Resultado das urnas e Internet

• Urnas: 6.009.564 votos
  • Internet: 1.744.872 votos
  • Total: 7.754.436 votos
  • 97,05% votaram sim pela reforma política.
  • Estado de São Paulo: 2.617.703 votos
  • ABC: 70.785 votos