Cautela na hora de escolher o curso de Pós-Graduação

Os professores que planejam fazer mestrado ou doutorado no próximo ano devem ficar atentos e se certificar de que o curso escolhido é oficialmente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), para ter a garantia de que o seu certificado será válido no País.

A Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao MEC e responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu, divulga sem seu site a relação dos cursos recomendados e faz o alerta de que somente tais cursos estão autorizados a expedir diplomas de mestrado ou dourado com validade nacional. Por isso é preciso muita atenção.

Avaliação

A cada três anos, os programas de pós-graduação passam por avaliação e recebem conceitos que variam de 1 a 7. O mínimo para o reconhecimento é nota 3. Já os conceitos de 6 e 7 classificam o programa como de padrão internacional. Novos cursos podem ser recomendados ao reconhecimento entre as avaliações trienais.

Já os cursos de especialização e MBAs (pós-graduação lato sensu) não fazem parte desse sistema de avaliação e são de competência da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Licença sem remuneração

Quem pretende se afastar do trabalho para estudar deve ficar atento aos prazos para solicitar a licença sem remuneração, garantia das convenções coletivas de trabalho em vigor.

No ensino superior, o aviso de licença deve ser feito por escrito com antecedência mínima de 90 dias do início do período letivo e na educação básica com antecedência mínima de 60 dias.

Fonte: SINPRO SP


Mais Lidas