A ocupação da Palestina por imigrantes judeus e a expulsão dos seus moradores – árabes – está na raiz de um dos conflitos mais prolongados da nossa época, entre o Estado de Israel e a resistência palestina. O documentário “Palestina – A História de uma Terra”, que será exibido na Universidade Federal do ABC (UFABC) nesta quinta-feira, dia 24 de abril, às 15 horas, apresenta, de forma clara e agradável, as informações históricas indispensáveis para o entendimento desse tema, um dos mais importantes no atual cenário político global.

Realizado pela documentarista francesa Simone Bitton, o filme explica o conflito israelense-palestino desde suas origens, com base em imagens de arquivos históricos, muitos deles raros, que mostram os dois lados desse assunto tão polêmico.

A primeira parte expõe o período entre 1880 e 1950, começando com os tempos da convivência harmônica entre muçulmanos, judeus e cristãos na Palestina sob o Império Otomano e terminando com a fuga em massa de moradores árabes, expulsos de suas casas após a criação do Estado de Israel.

A segunda parte do documentário (1950-1991) apresenta a dura realidade da ocupação, a luta desigual do povo palestino em defesa de suas terras e de sua identidade e as sucessivas guerras envolvendo o Estado de Israel e os países árabes vizinhos. O relato se encerra às vésperas dos Acordos de Oslo, quando se definiram os contornos do atual impasse político na região.

Os comentários do filme ficarão por conta de um especialista no assunto, o Prof. Dr. Marcelo Buzetto, docente no curso de Relações Internacionais da Fundação Santo André. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o professor Buzetto é responsável pelos programas de cooperação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com organizações de camponeses na Palestina.

A exibição de “Palestina – A História de uma Terra” faz parte do ciclo de cinema Território e Conflito, promovido pelos cursos de bacharelado em Relações Internacionais e em Planejamento Territorial, da UFABC, nos marcos das atividades da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

O local é o campus da UFABC em São Bernardo do Campo, Bloco Beta, auditório 5, na rua Arcturus, 3, Jardim Antares (próximo ao Ginásio Poliesportivo).

A entrada é gratuita e convidados de fora da UFABC são bem-vindos. Aos participantes será concedido um certificado, válido (no caso dos estudantes universitários) como atividade complementar


Mais Lidas