20092022 lulaA diretoria do SINPRO ABC torna público o manifesto em defesa da classe trabalhadora e do Brasil, tendo em vista a aproximação da eleição que definirá o futuro do País e da Nação.

Consenso para ampla maioria, chegamos aos meses finais de 2022 com a sensação de retrocesso estampada em nosso dia a dia. Enfrentamos a pandemia de uma forma ainda mais assustadora, pois ocupava a Presidência da República um cidadão hostil, desumano e despreparado para lidar com a gravidade do momento.

Vimos o presidente debochar da doença que vitimou mais de 685 mil pessoas no Brasil, simular a agonia pela falta de ar dos pacientes, desprezar a dor das famílias e desacreditar da ciência. Vimos o País ser dividido entre o medo e o ódio.

Por mais que a vacinação tenha restabelecido a esperança, continuamos a enfrentar os efeitos danosos e severos da pandemia, além das ações cruéis e ardilosas de um governo federal que não gosta do povo. O descaso nos jogou novamente no mapa da fome e alcançamos níveis de miséria dos quais tínhamos desacostumado.

Julgávamos que as estruturas republicanas democráticas já estavam consolidadas, porém esse governo nefasto coloca o Brasil numa roda viva e questiona urnas eletrônicas, o voto, o nosso sistema eleitoral, poderes instituídos como o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Justiça Eleitoral. Voltamos a flertar com a palavra “golpe” e outras ameaças, mas a sociedade civil não compactuará com nenhum retrocesso democrático.

Não bastando tudo isso, vemos o pior governo da história erguer a bandeira da moralidade e da anticorrupção em uma narrativa que não se sustenta: não basta ser o pior, também é o mais corrupto. Os casos de corrupção em que presidente, filhos e esposa estão envolvidos são apenas a ponta do iceberg quando nos deparamos com os bilhões liberados no tal do “orçamento secreto” para comprar apoio no Congresso e evitar seu processo de impedimento.

Diante desse cenário catastrófico, o SINPRO ABC compreende a situação mais geral das lutas políticas e sociais e busca os melhores caminhos para a defesa das conquistas que estão ameaçadas na atualidade. Para nós, a alternativa é estudar a realidade, fazer uma boa análise de todas as forças existentes, construir lutas, organizar mobilizações por direitos, por salários, por melhores condições de trabalho, em defesa da democracia e dos direitos humanos e estimular/fortalecer a unidade entre os sindicatos, movimentos populares e forças progressistas do Brasil.

O SINPRO ABC entende que o papel de toda sociedade é derrotar as forças terríveis que espoliam o povo brasileiro e, para isso, é necessário compreender que o apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva, bem como a eleição de deputados e senadores progressistas, como única força capaz de derrotar as aventuras fascistóides e antidemocráticas, além de unir o país em um projeto desenvolvimentista sustentável que busca a defesa, manutenção e restabelecimento de direitos da classe trabalhadora, pleno emprego, combate à fome e miséria, defesa do meio ambiente, soberania nacional e retomada do protagonismo perante o mundo.

A luta para eleger LULA não se trata de programa político partidário, mas, sim, da defesa do País, das minorias, dos povos originários, dos irmãos e irmãs em situação de rua, dos 33 milhões de brasileiros que sofrem de insegurança alimentar, dos professores e professoras que veem a educação abandonada e da democracia. Só há um meio de derrotar essa constante ameaça de retrocesso: eleger Lula no primeiro turno!