IMG 1438Temas de extrema relevância para a categoria e a sociedade foram colocados em pauta no X Congresso do SINPRO ABC, realizado no sábado (27/8), em Santo André. No centro do debate, educação, democracia e Novo Ensino Médio.

“A poucas semanas da eleição, entendemos que é necessário discutir assuntos que vão traçar o futuro do País”, destacou a presidente do SINPRO ABC, Edilene Arjoni. “Nosso alerta é para que a população escolha representantes dos trabalhadores para o Congresso Nacional. Temos de valorizar quem respeita e defende a Educação. É por meio dela que aprendemos a buscar respeito e somos ouvidos”, completou.

Na abertura da atividade, o coordenador da CUT ABC, Otoni Lima, fez uma breve análise da conjuntura nacional e internacional, bem como os reflexos da atuação do Congresso Nacional na recente série de retrocessos dos direitos trabalhistas. “Acreditamos que o Brasil possa voltar a ser protagonista. A mudança está nas escolhas que faremos em outubro”, avaliou.

No primeiro bloco, a palestrante Madalena Guasco Peixoto, representando a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), explanou sobre Educação e Democracia. A íntegra da apresentação está disponível no link https://bit.ly/CongressoSINPROABC1 (a partir da 1h20).

Já a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Novo Ensino Médio foram discutidos no segundo bloco, com as professoras Paola Guidi M. de Oliveira (diretora Sinpro Campinas, professora de Robótica e Biologia da Rede SESI-SP e pesquisadora na área de currículos e histórias de vida de professores pelo Grupo de Estudos sobre Práticas Curriculares e Narrativas Docentes) e Selma Rocha (diretora licenciada da Fundação Perseu Abramo e especialista em políticas educacionais). A íntegra está disponível em https://bit.ly/CongressoSINPROABC2 .


Mais Lidas