25062021 METODISTA2° Ato Nacional de Mobilização dos Professores da Metodista.

Resistência e Luta. Nenhum direito a menos!

Cara professora, caro professor!

Com uma presença significativa de docentes e ex-docentes de diferentes instituições de ensino da Educação Metodista realizamos no último dia 23 mais um Ato Nacional de Mobilização dos Professores da Metodista que denominamos de Resistência e Luta. Nenhum direito a menos! Esse ato foi organizado por diferentes sindicatos de professores (Sinpro ABC, Sinpro Minas, Sinpro Juiz de Fora, Sinpro Campinas e Região, Sinpro Rio) e pela CONTEE.

Esse evento nacional teve como um dos seus intuitos apresentar um histórico da mobilização desse coletivo de sindicatos e da CONTEE. Ou seja, este Ato é mais uma etapa da nossa luta contra os desmandos e aviltamento dos direitos básicos impetrados pela Educação Metodista ao longo dos últimos anos, conforme atestado nas várias ações desses sindicatos expostas nesse evento.

Os descalabros da Educação Metodista respondem, em certa medida, a uma administração temerária; mas, por outro lado, não nos escapa a situação conjuntural do sistema educacional no Brasil onde podemos identificar um avanço no trato da educação como mercadoria e, portanto, terreno propício para a entrada de grandes corporações que reduzem o ensino a mera moeda de especulação no mercado financeiro; estas são algumas das reflexões que pontuaram a fala da CONTEE nesse evento e que colaboram para dimensionar a árdua luta que teremos pela frente, mas que a nossa unicidade é a melhor estratégia para enfrentá-la.

O evento oportunizou a apresentação dos advogados de cada um dos sindicatos que participam do coletivo que acompanha o processo de Recuperação Judicial. Oriundos da área trabalhista, fazem-se presentes com seus conhecimentos e embates de modo a subsidiar nossa compreensão dos desafios postos por esse processo. E, justamente, fruto desses diálogos nessas reuniões, juntamente com os diretores dos Sinpro, que se estabeleceu como premente a presença e o respaldo de um assessor/consultor que pudesse acompanhar e orientar essas discussões numa seara que é alheia à maioria dos envolvidos: a recuperação judicial. Essa decisão ensejou um processo de seleção e entrevistas em busca de um nome que atendesse ao perfil necessário e esperado por esse coletivo.

Assim, nesse Ato, deu-se a apresentação do profissional selecionado para essa tarefa. Trata-se do Dr. Rodrigo Valente, que fez uma apresentação em linhas gerais do processo de Recuperação Judicial da Educação Metodista. Sua apresentação teve por intuito esclarecer as nuances desse processo e, também, dos desafios postos; no entanto, destacou a importância da unicidade dos docentes e ex-docentes em termos das ações nesse processo.

Conforme estabelecido na metodologia desse evento os docentes e ex-docente puderam encaminhar suas questões pelo Chat. Questões a serem respondidas pelo Dr. Rodrigo Valente e, posteriormente, remetidas a todos os docentes e ex-docentes das instituições de ensino da Educação Metodista.

No encerramento estabeleceu-se o compromisso deste coletivo de Sindicatos de enviar um relato desse Ato e, também, as respostas aos questionamentos apresentados no Chat do evento. Da mesma forma, definiu-se que outros atos deverão ocorrer de modo a manter os docentes e ex-docentes informados desse processo, visando a importância da nossa unicidade nesta luta!

Recomendamos que mantenha seu e-mail e endereço de correspondência atualizados junto ao seu Sindicato! Sindicalize-se, se ainda não o fez!

Nossa luta é justa e necessária para recompor nossos direitos e dignidade!

Unidade é fundamental para resistir!