🚩 Mobilização dos professores (as) garante o compromisso do governo de vacinar a categoria. 🚩
Após meses seguidos de mobilização e muita pressão os professores e as professoras devem ser incluídos nos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI) a partir do mês de março.
A decisão foi sinalizada em reunião na sexta-feira, dia 19, entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
A notícia é importante e deve ser comemorada, no entanto, o Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, SinproABC, é cauteloso e vê com preocupação a prioridade de imunização exclusivamente dos professores (as), deixando de considerar os demais profissionais de apoio que são indispensáveis para as atividades escolares.
A entidade tem cobrado a inclusão dos trabalhadores das instituições de ensino no grupo prioritário de vacinação e reforçado ser está à condição básica para o retorno das aulas presenciais.
O SinproABC defende a vida e assina o Manifesto Em Defesa da Vida, do qual é co-autor e onde ressalta a importância dos profissionais da educação na lista de imunização. O texto aponta o perigo da volta às aulas presenciais e as ineficientes condições de segurança sanitárias oferecidas para o retorno do setor O documento exige também a testagem em massa para toda a população.
O Manifesto Em Defesa da Vida reúne mais de 70 representantes de entidades educacionais das escolas particulares e das escolas públicas, entidades sindicais da região do ABC como o SindServ, Servidores em Ação, entidades estudantis, coletivo de mulheres, lideranças políticas, entre outras.
Nesse momento da pandemia o Brasil caminha para a triste marca de 250 mil mortos e acumula mais de 10 milhões de infectados por Covid19. O consórcio de veículos de imprensa mostra que o país contabiliza a média de mortes acima de mil ha 32 dias, maior período da pandemia.
Os dados evidenciam o quanto é importante a nossa categoria manter-se unida e pressionando para que o anúncio do Ministério da Saúde se efetive.
É crucial estarmos atentos aos desdobramentos dessa declaração, tendo em vista que o país já confirmou as novas variantes do coronavírus (que causa a covid-19) do Reino Unido e de Manaus. Com poder de contágio mais agressivo ambas as variantes estão circulando nas cidades brasileiras.
O mau gerenciamento tem sido outro agravante que poderá comprometer e demorar ainda mais a imunização dos professore (as).
Assim, diante do anúncio do Ministério da Saúde, O SinproABC reforça seu posicionamento que somente a testagem e vacinação em massa poderão garantir as aulas presenciais no Brasil com segurança sanitária para a própria população.