comitesaudeEDUCADORES SE UNEM EM COLETIVO PARA EXIGIR A INSERÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS NO PLANO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO

Foi lançado na última semana manifesto virtual que reuniu mais de 50 lideranças educacionais. A ação objetiva pautar o debate sobre o retorno às aulas presenciais e avaliar as condições de segurança sanitária para os educadores, além de exigir testagem em massa para Covid19 e que os profissionais de educação sejam inseridos na lista prioritária para imunização.

O grupo é composto por representantes de entidades educacionais das escolas particulares e das escolas públicas, entidades sindicais da região do ABC como o SindServ, Apeoesp, Servidores em Ação, entidades estudantis, coletivo de mulheres, entre outras.
Os professores e professoras demonstraram preocupação com a volta obrigatória às salas de aula, exigência prevista no Plano São Paulo, que prevê aulas presencias para ao menos para um terço dos estudantes por sala.

As lideranças participantes do debate esperam envolver a comunidade ao debate e condicionar a inserção dos professores e professoras no grupo prioritário de vacinação.

Segundo a Presidente do Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, SinproABC, Edilene Arjoni - que conduziu a convocação do grupo - as escolas não estão preparadas para o retorno das aulas presenciais. Arjoni que é professora de Biologia, ressalta que os professores e as professoras se tornariam um vetor de propagação do vírus.

Felipe Magalhães que é professor e Marina que faz parte da subsede da Apeoesp mostraram preocupação com as condições das escolas que não estariam preparadas para o retorno às aulas.

O tema também foi apontado por Fabio Ueda que é liderança estudantil.

A servidora pública Aline Fernandes, que participa do grupo Servidores em Ação, falou durante a reunião sobre a preocupação do retorno do filho às aulas presencias, tendo em vista que apresenta comorbidade.

Um Manifesto com a posição das entidades participantes esta sendo elaborado.

O grupo definiu uma pauta de ações, entre as quais :
- A criação do Coletivo de Educação;
- Comitê Regional de avaliação da pandemia;
- Comissão para dialogar com o Consórcio de Municípios;
- Ampliar o debate com vereadores da região e demais lideranças políticas;
- Desenvolver um material com informes unificados;
- Seguir as orientações do Sindicato dos Servidores da Área da Saúde;
- Visitas às escolas e monitoramento das condições para o retorno as aulas;
- Manifestações e envolvimento da comunidade escolar ;