COV19 duvidas FSITEL

1) EXISTE A POSSIBILIDADE DE CONTRAIR O VÍRUS NO MEU LOCAL DE TRABALHO?

R: Segundo as autoridades da saúde ligadas à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Ministério da Saúde, o risco de contágio é gigantesco em locais de exposição ao público, como escolas (tendo ou não alunos). Em virtude disso, o SINPRO-ABC orienta as professoras e professores a ficarem em casa. A saúde de todas e todos em primeiro lugar. Não saiam de casa!

2) FAÇO PARTE DO GRUPO DE RISCO. COMO DEVO AGIR?

R: Se você faz parte do grupo de risco  gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, portadores de insuficiência renal crônica, portadores de doença respiratória crônica, portador de doença cardiovascular, portadores de comorbidades e maiores de 60 anos  a suspensão das atividades é imediata. Não vá trabalhar. Fique em casa!

3) A ESCOLA PODE PEDIR PARA EU CUMPRIR MINHAS HORAS DE TRABALHO PRESENCIALMENTE?

R: O Governo de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde, SEDUC (Secretaria da Educação), CEE (Conselho Estadual de Educação), e entidades representativas, decretou que todos os estabelecimentos estejam completamente fechados a partir de 23/03/2020 com a suspensão total das atividades. Isso significa que a partir da data supracitada a escola fica impedida de exigir a presença das professoras e professores.

4) A ESCOLA PODE PEDIR PARA QUE EU FAÇA O TRABALHO REMOTO, ALIMENTANDO PLATAFORMA ON-LINE?

R: O SINPRO-ABC é contra o trabalho on-line sem o pagamento de hora tecnológica e porque acredita na educação presencial. Entretanto, entendemos a excepcionalidade provocada pela Pandemia e consideramos válido, nesse momento, o atendimento on-line com a alimentação de plataformas e portais visando atender os alunos nesse momento de isolamento, desde que feito no horário de trabalho.

5)COMO VAI FICAR O PLANO DE REPOSIÇÃO DE AULAS?

R: Assim como a decisão da suspensão das atividades parcial (16 a 20 de março) e total (a partir de 23 de março) foi pactuada de maneira conjunta entre as várias entidades representativas, da mesma maneira, com a real ideia da quantidade de dias parados, será construído um acordo de reposição. Quando o SINPRO-ABC obtiver uma orientação da Federação dos Professores (FEPESP), submeteremos à categoria. Reforçamos, porém, que nenhuma decisão sobre reposição será tomada de maneira individualizada ou por local de trabalho. O momento é delicado e exige unidade nas ações.