Fim da Greve!

Vitória conquistada na pressão

Os professores e professoras aprovam acordo feito no TRT ( Tribunal Regional do Trabalho) com o Colégio Metodista e voltam às salas de aula nesta quarta-feira, dia 6.
Depois de 10 dias em greve e muita pressão da categoria a direção do Colégio Metodista firmou acordo mediado pelo TRT.


Na tarde de ontem, dia 5, foi realizada audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho e foi estabelecido o dissídio coletivo de greve. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos docentes.

Foram destacados diversos pontos, entre eles, que o pagamento de um terço de férias que deveria ter sido quitado em junho, determinando que seja pago nesta quarta-feira, dia 6 , além de estabilidade no emprego e pagamento do salário de outubro no próximo dia 11de novembro. ( saiba os pontos abaixo )

Para o presidente do Sindicato dos Professores do ABC SinproABC José Jorge Maggio a greve foi vitoriosa e deu-se pela postura dos professores, considerada como fundamental.

”O espírito de coletividade dos professores e professoras fez a diferença e foi primordial para chegarmos ao acordo” .

José Maggio lembrou que os docentes da Universidade Metodista que compõe o grupo Educacional protagonizaram em maio deste ano uma greve histórica com 21 dias de paralisação.

O SinproABC lamenta que a postura da Instituição e a ausência de dialogo não tenham oferecido aos professores e professoras, em pleno final de semestre, uma outra alternativa que não fosse a de paralisar as atividades. Recorda que os professores chegaram a ficar sem plano de saúde, mas que se mantiveram firmes nas reivindicações e na paralisação.

 

Histórico

A greve foi deflagrada na última segunda-feira, dia 28, decorrente de atrasos em pagamentos.
No segundo dia de paralisação cerca de 80% da categoria aderiu a ao movimento até que a Instituição se posicionasse e apresentasse formas factíveis de pagar todos débitos com os docentes.
Os professores e professoras do Colégio Metodista não receberam as férias de julho, os salários de setembro, vales-alimentação atrasados há 5 meses, convênio médico e depósitos do FGTS. Os atrasos em salários acontecem há dois anos.

Acordo proposto pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Volta às aulas será a partir desta quarta-feira (06/11).

Pagamento do salario de outubro até 11/11/2019

Abono de férias: pagamento em 06/11/2019.

Recolhimento dos depósitos do fgts na data legal, a partir de março 2020.

 

Prazo de 180 dias para novo parcelamento do fgts de julho/2015 a fevereiro/2020.

Prazo de 120 dias para quitar todos os consignados descontados dos professores e funcionários, não recolhidos às entidades bancárias, inclusive juros e encargos.

Responder, perante os professores e funcionários, por danos morais e materiais devido à negativações.

120 dias para pagar os vales alimentação em atraso, com a 1a parcela em 15/12/2019.

Os débitos de vale alimentação e consignados devem ser pagos com os débitos do mês.

Não desconto dos dias parados, mediante reposição de aulas conforme grade organizada entre as partes (inclui anuência do SinproABC)

Estabilidade de 90 dias, exceto aos casos descritos na cct.

Multa de pagamento de um salário, por mês, aos funcionários, no caso de descumprimento de qualquer cláusula.


Mais Lidas