nato summit 0

A Batalha da Síria e a nova geopolítica do Oriente
 por *Marcelo Buzetto*

A República Árabe Síria tornou-se um importante alvo na nova guerra global desencadeada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Visando recuperar a hegemonia estadunidense na política mundial - em especial no Oriente Médio – a OTAN tem sido um instrumento dos sucessivos governos dos Estados Unidos da América (EUA) para a busca da realização de determinados interesses considerados estratégicos do ponto de vista econômico, político e militar.

Com a sempre bem vinda cumplicidade da ampla maioria (ou da totalidade) dos governos europeus, o imperialismo estadunidense continua fabricando novas guerras e intervenções militares pontuais, estimulando sorrateiramente ou organizando abertamente golpes de Estado contra nações consideradas como uma ameaça a seus interesses e movimentando, assim, um dos setores mais dinâmicos de sua economia, o tão conhecido complexo industrial-militar.

Conteúdo Completo

*Marcelo Buzetto é diretor do SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC, pós-doutor em Ciências Sociais, com pesquisa na área de Política Internacional (UNESP-Marília, início em agosto de 2015. Autor do livro A Questão Palestina: guerra, política e relações internacionais (Expressão Popular, 2015. Primeira reimpressão em agosto de 2016).Possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2011), com pesquisa na área de Política Internacional,
Tem experiência nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Movimentos Sociais e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da conjuntura política internacional, relações internacionais, Estratégia de Defesa Nacional e Antiimperialismo, conflitos/lutas sociais, política internacional, geopolítica do mundo contemporâneo, guerra, Oriente Médio/Mundo Árabe/Questão Palestina/Conflito Israel-Palestina, América Latina Contemporânea/Integração Latino-Americana/Lutas Sociais e Políticas na Venezuela/, Conjuntura Política Latino-Americana, Reforma Agrária/Lutas Sociais no Brasil..