“Educação Para uma Sociedade Democrática”

Congresso do SinproABC possibilitou o debate com temas atuais como reforma da previdência e a liberdade de cátedra

IMG 8047

Com o objetivo de traçar um panorama político e educacional do país o IX Congresso do SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC, conseguiu aprofundar o debate sobre os desafios da Educação do Brasil.
Este ano a temática escolhida foi “Educação Para uma Sociedade Democrática” e possibilitou o debate com temas atuais como reforma da previdência, liberdade de cátedra e realizou um paralelo com temas históricos como o franquismo e a acessão da esquerda na Espanha. Os palestrantes e dirigentes do SinproABC debateram ainda sobre democracia, o papel da esquerda e a autonomia do país. O consenso entre os participantes foi o alerta para o retrocesso do atual momento político e a imposição da agenda que destrói as políticas sociais, fazendo-se necessário a união da categoria.

IMG 7998 1IMG 8043 A atividade ocorreu dia 27 de abril estendeu-se durante todo o sábado e contou com palestrantes importantes como Jandyra Uehara, Diretora Executiva, Julio Turra, da Executiva Nacional, ambos da CUT.

O Congresso contou também com a participação do deputado Federal Vicentinho (PT), que mesmo com outras agendas na região fez questão de participar. O deputado esteve na parte da manhã e destacou a importância da realização de Congresso do Sinpro. Para o parlamentar são as atividades como a promovida pelo SinproABC que tem a função de renovar o potencial das lutas da categoria.
A vereadora de Santo André Bete Siraque (PT), também participou das atividades e falou para os presentes sobre o trabalho que preside na CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal que investiga a Fundação Santo André. Participou também da mesa de debate Carolina Guerra Takeuchi, da Secretaria de Educação da prefeitura de São Bernardo do Campo (PSDB).

Análise aprofundada
A conjuntura Nacional e Internacional foi tema de uma das mesas de debate e foi possível acompanhar uma análise aprofundada dos impactos da política trabalhista na área educacional e a política previdenciária e seu prejuízo para o Brasil e para os docentes.
Durante o evento o debate sobre Políticas Educacionais teve destaque. O tema foi tratado, pelo Professor e Pesquisador UFABC -Universidade Federal do ABC , Fernando LuizCassio Silva e pela A coordenadora executiva da Ação Educativa, Denise Carreira .

Os professores da Universidade Metodista que paralisaram as atividades, na segunda-feira, dia 29, estiveram presentes no sábado e os estudantes, membros do Diretório Acadêmico, também prestigiaram a atividade.
As atividades iniciaram as 8h30 com credenciamento e se encerraram às 17h com a leitura do Documento referência do SinproABC com o Plano de Lutas – 2020.

O congresso foi transmitido ao vivo pelo Facebook, na página do SinproABC

O caderno de estudos elabora para IX Congresso esta à disposição basta clicar aqui.

IMG 8119

IMG 8124