Assembleia professores da Metodista dia 02 05

Greve na Metodista é marcada por forte adesão e muita solidariedade

A adesão à greve da Universidade Metodista foi bastante forte na manhã nesta segunda-feira. Os professores e professoras paralisaram suas atividades em resposta ao salarios atrasados, que em alguns casos já dura 60 dias e pelo padrão de gestão imposto atualmente na Instituição. O movimento contou com o apoio e solidariedade dos estudantes, matriculados nas três unidades do centro universitário.

Já pela manhã o SinproABC- Sindicato dos Professores do ABC se posicionou na entrada dos campi com carro de som, onde realizaram panfletagem e conversavam com os docentes.

A adesão ao movimento ocorreu de forma organizada e deixou os corredores da universidade vazios - como apontam os vídeos e imagens encaminhadas ao Sinpro.

Quanto ao atendimento à comunidade foi mantido os casos de urgência. Foi uma decisão da categoria manter o atendimento à população nestes casos, que foi informada sobre a atual situação da Universidade, sobre a falta de pagamento dos salarios e as prioridades defenidas pela reitoria.

A união e solidariedade entre professores e alunos foram predominantes na paralisação, mesmo a Universidade tentando dividir a categoria os professores compreenderam que esse é um momento de união, afinal ha 3 anos os docentes suportam as constantes mudanças decididas unilateralemnte pela reitoria, além de atrasos de salários, irregularidades no depósito do FGTS e assédio moral de toda ordem.

É fundamental que a Instituição respeite o docente para que assim possa oferecer um ensino de qualidade para os seus quase 5 mil estudantes que estão matriculados nas três unidades do centro universitário, destacou a diretoria do SinproABC.

Levantamento realizado pelo SinproABC aponta que:

- Campus Planalto: 100% de adesão com o apoio dos estudantes.
- Campus Rudge Ramos: 95% de adesão com o apoio dos estudantes;
- Vergueiro: (até o fechamento desse material não havia dados)

Obs.: os professores decidiram manter o atendimento à população nos casos de urgência e informaram a população sobre os motivos da paralisação.

Uma nova assembleia ocorrerá quinta-feira, dia 02/05, às 18h em frente à portaria da Rua Sacramento, campus Rudge Ramos.

Histórico
Os docentes decidiram em assembleia realizada no dia 23, que dariam um prazo para a Universidade Metodista realizar os pagamentos atrasados até meia noite da sexta-feira, dia 26. No entanto a instituição enviou um comunicado ao SinproABC após as 16h da sexta-feira, e nele, não informava sobre o pagamento de salários. Assim, diante do descumprimento reiterado das promessas públicas de regularização salarial a categoria decidiu por unanimidade pela paralisação das atividades.

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ABC