Evento foi realizado nos dias 11 e 12 de março, em São Bernardo
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou o Seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, em parceria com diversas entidades da sociedade civil da Região. O evento foi encerrado com a decisão de superar a crise econômica por meio da valorização da negociação, do trabalho, da produção, das pessoas e da cidadania, tendo como valores fundamentais a pluralidade, o respeito à pessoa humana e a democracia.
Durante dois dias, representantes de setores empresariais, políticos e sociais da Região e do País estiveram reunidos em São Bernardo para debater ideias e propostas de ações de curto, médio e longo prazos para combater a crise econômica.
No primeiro dia de evento, dois painéis com a presença de diversas autoridades da Região, como os prefeitos das sete cidades, além da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (foto), do governador de São Paulo, José Serra, e do ministro do Trabalho, Carlos Luppi discutiram meios de enfrentar a crise.
A partir das discussões ocorridas no primeiro dia do seminário,  cinco grupos de trabalho debateram os principais gargalos provocados pela crise: crédito para a região, acesso a mercados e potencialidades, tributos, enfrentamento ao desemprego no ABC e relações de trabalho e trabalho decente.
Todos os resultados formaram um documento e devem ser o ponto de partida para a reinstalação da Câmara Regional do ABC. O resultado final do evento foi a Carta ABC, leia abaixo:
Grande ABC, 12 de março de 2009,
Nos dias 11 e 12 de março de 2009 em São Bernardo do Campo, o Seminário “O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento” reuniu representantes dos trabalhadores, dos empresários e do poder público da região com os Governos Federal e Estadual e as principais Associações Patronais Nacionais com vistas a debater medidas de enfrentamento aos efeitos da crise econômica mundial, no Brasil e na região.
A partir das discussões ocorridas no primeiro dia do seminário, foram formados Grupos de Trabalho para debater os seguintes temas: crédito para a região, acesso a mercados e potencialidades, tributos, enfrentamento ao desemprego no ABC e relações de trabalho e trabalho decente.
Todos os consensos resultantes das discussões realizadas nos grupos de trabalho ou mesmo outros tópicos que merecem um período mais prolongado de debate comporão material de trabalho para a reinstalação imediata da Câmara Regional do Grande ABC, que será o fórum de articulação para a consolidação e implementação das propostas anexas a essa carta.
Uma vez restabelecida a Câmara Regional do Grande ABC, cabe aos atores da região cumprir seu papel histórico de romper os atuais paradigmas que têm posto à margem do desenvolvimento alguns setores econômicos, trabalhadores e empresas na região.
A crise uniu as diversas entidades regionais na busca de soluções para os problemas enfrentados nesse momento pelo Grande ABC. O sucesso de nossas ações permitirá que saiamos desta crise mais fortes e unidos do que quando entramos.
O Grande ABC afirma que a crise será superada com a valorização da negociação, do trabalho, da produção, das pessoas e da cidadania, tendo como valores fundamentais a pluralidade, o respeito à pessoa humana e a democracia.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC/ CUT
Evento foi realizado nos dias 11 e 12 de março, em São Bernardo