Evento é marcado pela eleição da nova diretoria da CUT Estadual para o triênio 2012-2015
O SINPRO ABC enviou três representantes para o 13º Congresso Estadual da CUT, realizado de 16 a 19 de maio. O evento contou com a presença de 826 delegados de 17 ramos e definiu a nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (2012-2015). Adi dos Santos Lima foi reeleito para a presidência da entidade.
Paulo Yamaçake, diretor do SINPRO ABC, esteve presente no Cecut e celebrou a aprovação de três emendas aditivas propostas pelo Sindicato. “Falamos dos problemas gerados pela cartelização do Ensino Superior, no caso Anhanguera, e cobramos não somente a entrada, permanência ou conclusão do curso, mas, principalmente, a formação de qualidade, com condições dignas aos alunos e profissionais”, destaca o dirigente. “Propusemos, também, que seja assinado um termo de responsabilidade, baseado nos princípios de emprego e trabalho decente (segundo a Organização Internacional do Trabalho), quando prefeituras firmarem convênio com escolas de Educação Infantil ou de Jovens e Adultos”, acrescenta Yamaçaque.
Por fim, o SINPRO ABC apresentou reivindicação de melhorias nas condições de trabalho e salários dos empregados em obras do PAC (Copa e Olimpíadas).
Deliberações
Em quatro dias, delegados discutiram estratégias de lutas com deliberações em diversas áreas. Na educação, o cumprimento do piso salarial, valorização do trabalho docente e a jornada extraclasse terão mobilizações mais ampliadas.
Foi aprovada a luta contra a política neoliberal do governo de São Paulo, que há mais de 20 anos mantém o estado atrasado.
Nos debates sobre questões internas, destaque para a paridade entre homens e mulheres na diretoria da CUT para o próximo mandato, reorganização e redistribuição de munícipios entre as subsedes cutistas em todo o estado.
As discussões do encontro terão continuidade em julho, no 11º Congresso Nacional da CUT.
Maior representatividade
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho (25/05) revelam que a CUT é a maior central sindical do país, representando mais de 36% dos trabalhadores brasileiros. Mais de 3.400 entidades, entre elas o SINPRO ABC, estão filiadas à Central, com mais de 7,4 mi trabalhadores associados.
Para a Central Única dos Trabalhadores, “o dado confirma os acertos das políticas da CUT, como as lutas em defesa dos direitos trabalhistas, pela organização sindical, isenção do imposto de renda na PRL, fim do Fator Previdenciário, contra a terceirização que precariza, dentre outras”.

Deliberações

Maior representatividade

Confira abaixo a nova diretoria eleita da CUT/SP:

Executiva

Presidência