COMUNICADO quadro negro

O SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC, anunciou que não participará mais do Fórum de Educação em Santo André tendo em vista que Movimentos fundamentais para o debate da Educação foram excluídos deliberadamente por parte da Prefeitura Municipal

Foram excluídos o SindServ - Sindicado dos Servidores de Santo André e a Apeoesp – Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo. De acordo com o presidente do SinproABC José Maggio é lamentável a decisão da prefeitura, pois, sem a efetiva participação dos três segmentos que contemplam a educação, o municipal, estadual e o particular o debate será falho na representatividade das discussões importantes e necessárias do setor .

As entidades acusam a ação deliberada do prefeito o Prefeito Paulo Serra (PSDB) que decidiu unilateralmente sem ouvir a população sobre a retirada dos representantes. A exclusão aconteceu no último dia 27 de setembro por decreto.O órgão tem como competência melhorar a qualidade social da educação, além de servir como instrumento fundamental na formulação do Plano Municipal de Educação que será revisado no próximo ano.

O Fórum da Educação existe há 5 anos e é considerado uma importante ferramenta na elaboração do Plano Municipal de Educação que será revisado em 2020.
O SinproABC em reunião no último sábado dia 19, com representantes de demais Movimentos Sociais que foram afastados do Fórum de Educação vai aguardar a explicação oficial da prefeitura.

Os grupos afastados do Fórum de Educação ha uma preocupação de que além de limitar espaço de participação popular a exclusão tenha como objetivo limitar o debate sobre gênero e diversidade sexual, além facilitar a proposta de instalar creches em templos religiosos.