Livro sobre a prática Freiriana é lançado para comemorar os 50 anos da pedagogia do oprimido e os 27 anos do Instituto Paulo Freire.

“Reinventando Freire: a práxis do Instituo Paulo Freire”. Esse é o nome do livro lançado pelo Instituto Paulo Freire nesta terça-feira (07/08) em São Paulo.

O livro traz artigos e depoimentos de 63 autores, sobre educação Freiriana, e comemora os 27 anos de existência do Instituto que leva o nome do seu fundador e um dos maiores pedagogos do mundo.

De acordo com Moacir Gadotti, um dos dois organizadores do livro, o trabalho é fruto de inúmeras reflexões e diálogos sobre a vida e o método de ensino implantado por Paulo Freire por meio da Educação libertadora no contexto da pedagogia do oprimido. “Nós somos frutos de uma história e de opções de vida. Nossas experiências e inspirações têm que estar na revolução da educação, por meio de propostas que passam pela responsabilidade e comprometimento de políticas públicas, em produzir conhecimento a partir de vivências do povo mais sofrido”, afirma Gadotti.

Segundo ele, nos 50 anos da pedagogia do oprimido, a educação não só alfabetiza, mas principalmente, conscientiza o indivíduo na transformação da sociedade. “Nós temos que ter ousadia de construir uma nova mensagem de esperança para trabalharmos uma educação inclusiva, num momento delicado de transição do país. Temos que transformar a sociedade tornando-a mais justa e que a democracia seja acessível a todos”, conclui.

Já Martin Carnoy, o outro organizador do livro, salienta que a história de vida de Paulo Freire é fundamental para a educação no Brasil. “Recriar o debate sobre o método Freiriano é celebrar Paulo Freire da melhor lembrança que temos sobre ele e sua dedicação na transformação da educação no País. A história pode e deve ser relevante, trazendo amplo desempenho com procedimento eficaz na redemocratização da educação”, infere Carnoy.

Segundo ele, temos um grande compromisso pela frente. “A vida interfere na luta contra uma sociedade anti democrática. Nós estamos no escuro, mas sabemos para onde ir. Sabemos que direção tomar. Temos que trabalhar a educação em sua amplitude, tornando-a libertadora e transformadora e não objeto de opressão e repressão do povo”, finaliza Carnoy.

O livro pode ser adquirido pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/2Lu89cs

Valor: R$ 70,00 (setenta reais).

O lançamento do livro foi realizado com transmissão ao vivo pelo Instituto Paulo Freire TV, um novo canal no Youtube, criado para divulgar vídeos, séries, programas e cursos relacionados à vida e obra do patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

Assista ao iPF TV em: https://www.youtube.com/c/iPFTv2018.

Confira as fotos do Lançamento do livro: 

freire 1

freire 2

freire 3

freire 4

freire 6

freire 7

Fotos: Israel Barbosa/SINPRO ABC

 

Mais fotos na nossa pagina do Facebook, clique aqui

 

 


Mais Lidas