Reforma do Ensino Médio

A Reforma do Ensino Médio é um conjunto de novas diretrizes para alteração da atual estrutura do Ensino Médio. Sancionada por Temer em 2017, foi criada em setembro de2016 como uma Medida Provisória. Por isso, tinha força de lei desde a sua publicação no Diário Oficial da União.

Os principais pontos da reforma são a flexibilização do currículo, que permite ao aluno direcionar seus estudos à área de maior interesse, e a aproximação com o mercado de trabalho. No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato dos Professores do ABC, José Jorge Maggio, a Reforma não foi debatida com a sociedade civil para melhores esclarecimentos; sua implementação encontrará obstáculos estruturais e de recursos e as mudanças não solucionam os principais problemas apontados pelos alunos, que são a segurança, infraestrutura e assiduidade dos professores.

CNE realiza audiências públicas

O Conselho Nacional de Educação está promovendo audiências públicas nas cinco regiões do país. Durante os encontros, os mais diversos segmentos da sociedade terão oportunidade de oferecer suas contribuições para a BNCC – Ensino Médio.

As audiências não têm caráter deliberativo, mas são essenciais para que os membros do CNE possam elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro e os desafios a serem enfrentados para a construção de uma educação de qualidade como direito de todos.

As próximas audiências públicas serão realizadas em Fortaleza (05/07/18); Belém (10/08/18) e Brasília (29/08/18). No primeiro semestre, duas audiências foram realizadas: Florianópolis (11/05/18) e São Paulo recentemente (08/06/18).

Saiba tudo o que envolve a reforma do ensino médio no programa da TV Fepesp, com Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional da Educação e coordenador da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - que denuncia o desastre que foi armado e pede sua revogação.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=eTowriTcNd8