Não nos surpreende a carta do SIEEESP endereçada aos pais. De certa forma apenas endossa o que já estamos vivenciando com a atuação destrutiva e contraditória da diretoria do sindicato patronal. Destrutiva porque quer impor a reforma trabalhista, e por um fim na nossa Convenção de mais de 20 anos, que eles chamam de “ultrapassada” do dia para a noite. Para isso, faz uma cortina de fumaça para confundir os pais e a sociedade, ao atacar o merecido descanso dos professores e professoras. Enquanto isso, o Sieeesp omite a disposição em desregulamentar o tempo de duração da hora-aula, omite impor um banco de horas anual aos professores para não pagar hora extra, omite querer acabar com nosso direito à garantia semestral e quer, inclusive, acabar com nossa estabilidade de pré-aposentadoria, entre outras investidas.

É contraditória porque afirma reconhecer nossa legitimidade, mas ataca os sindicatos da base da Fepesp, relegando nossas tarefas à nossa sustentação financeira com o imposto sindical, o mesmo imposto que o SIEEESP também recebe enquanto sindicato patronal.

Por último, não deixa de ser hilária a afirmação de “...sólido legado de respeito e valorização ao Professor...”, com o ganho real de salário dos docentes de 16% acima da inflação. Na verdade, essa valorização foi uma conquista das entidades sindicais, não foi concessão, foi preciso muita luta para que, como agora, os professores e professoras pudessem ser ouvidos.

Alertamos os senhores pais de que a precarização do trabalho docente, como querem impor os patrões, seduzidos pela reforma trabalhista, poderá trazer graves reflexos na qualidade de ensino dos jovens.