Reivindicações da Categoria X Proposta Patronal

Os professores da rede particular de ensino do ABC rejeitaram, por unanimidade, a proposta patronal na assembleia realizada no sábado (17/03). A Convenção Coletiva da categoria, tem validade até o dia 28 de março, pois foi estendida, por um mês, para garantir nossos direitos, durante esse período de negociação, uma vitória dos sindicatos. No entanto, os patrões querem dizimar nossas conquistas e pretendem aplicar, sem dó, a reforma trabalhista aprovada no ano passado, pelos políticos comprometidos com o poder econômico do País, beneficiando assim os empresários e destruindo os direitos dos trabalhadores conquistados com muita luta.

Conheça algumas das reivindicações mais importantes dos professores:

• Convenção Coletiva garantida por dois anos, válida até fevereiro de 2020. Item conquistado desde 2014.
  • Reposição integral da inflação + aumento real (3%).
  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR) - 24% (2018) e 30% (2019).
  • Manutenção dos direitos coletivos, com a manutenção de todas as cláusulas da atual Convenção Coletiva, até fevereiro de 2020.

Além dessas reivindicações, a categoria propõe ainda para o novo acordo:

• Pagamento de hora-tecnológica, diante das novas obrigações oriundas da Internet e redes sociais.
  • Proibir a terceirização, ou seja, contratar professores (micro empresários ou por meio de outras empresas e cooperativas).
  • Contrato intermitente de trabalho – professor remunerado somente pelas aulas que ministra, embora fique à disposição da escola.
  • Remuneração salarial diferenciada somente por plano de carreira, com critérios de titulação e tempo de serviço.
  • Ampliação da licença maternidade para seis meses, inclusive por adoção ou guarda.
  • Acesso livre dos dirigentes sindicais à escola (professores), nos intervalos de aula.

Proposta Patronal:

• Instituição de banco de horas e compensação de feriados.
  • Parcelamento de férias.
  • Retirada da garantia semestral de salários.
  • Diminuição do Recesso para 20 dias.
  • Retirada das janelas.
  • Acabar com a PLR.
  • Retirada do pedido de demissão no final do ano letivo.
  • Redução em 50% da bolsa de estudo, limitando a uma vaga.

Acesse aqui a proposta oficial e completa.