Nossa homenagem às guerreiras que transformam esse País.

  • O Sinpro ABC homenageia a professora Helley de Abreu Silva Batista, que morreu em outubro do ano passado, quando tentava salvar crianças do incêndio de uma creche em Janaúba, interior de Minas Gerais.

“Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências” - William Shakespeare.

  • O hábito da leitura pode melhorar a capacidade de aprendizagem e transformar a vida dos adolescentes. Esse é o princípio que norteia o trabalho da professora Thaís Faria, idealizadora do programa Vô Di – Leitores de Luz, realizado em Santo André e em Ribeirão Pires. O programa “Leitores de Luz” estimula crianças e jovens estudantes a lerem textos e declamarem poesias a idosos, pessoas hospitalizadas e crianças em orfanatos.

“Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras” - Pedro Bom.

  • Símbolo de persistência e superação, a professora aposentada Yolanda Ascêncio (82), lecionou em São Caetano 30 anos. Desde a infância, conviveu com a deficiência visual, por causa de um glaucoma. Formada em Letras Anglo-Germânicas, Pedagogia, Direito e Administração e Supervisão Escolar. Autora de 18 livros.

“Tive muito apoio da minha família, dos meus amigos e uma grande força de vontade. Sempre quis muito ser uma boa professora” - Yolanda Ascêncio.

  • Considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil, Leolinda Daltro foi uma professora que lutou pela causa indígena e pela autonomia das mulheres no Século XIX. Ela é um dos nomes mais importantes do movimento sufragista no país e foi a principal fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910.

“Senti então em mim despertar o espírito de revolta; compreendi ser necessário uma campanha persistente e tenaz, no sentido de destruir o terrível preconceito” – Leolinda Daltro.


Mais Lidas