Cartilha do Diap esclarece detalhes da “Reforma Trabalhista”

“Reforma Trabalhista e seus reflexos sobre os trabalhadores e suas entidades representativas”, esse é o tema da cartilha lançada pelo Departamento de Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A cartilha, sob a forma de perguntas e respostas, pretende denunciar as principais perversidades da reforma e ao mesmo tempo fornecer ao movimento sindical sugestões e dicas de lutas e ações para resistir ao desmonte dos direitos trabalhistas e sindicais no Brasil.

O texto desta cartilha é do jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz.

A permissão para que haja negociação individual para direitos assegurados em lei, além do poder de força na relação entre patrões e empregados, é um ato desumano, porque o trabalhador, que não tem estabilidade no emprego, será forçado a abrir mão de direitos, para preservar o principal, que é o emprego. Isso dá ao patronato um poder de pressão e até de chantagem enorme sobre os trabalhadores.

De acordo com o presidente do Diap, Celso Napolitano, a investida sobre os direitos trabalhistas não é uma ação isolada. “Faz parte de uma estratégia de redução do Estado, tanto na formulação e implementação de políticas públicas de interesse social, quanto na capacidade de tributação, de regulação, de exploração da atividade econômica e da prestação de serviços. A ideia é entregar parcela significativa desses segmentos à lucratividade do mercado”, afirma Napolitano.

O presidente do Diap complementa ainda. “Estão alinhadas com esse receituário em bases neoliberais: a mudança nos marcos regulatórios de infraestrutura, especialmente das estatais brasileiras; o congelamento do gasto público, em termos reais, por 20 anos; a reforma da Previdência, com ampliação da contribuição e da idade e com redução do valor do benefício; e a reforma do Ensino Médio, entre outras reformas de interesse do mercado”, conclui.

Leia a cartilha no seu computador ou smartphone.