Campanha Salarial 2018: professores vencem a primeira batalha na Educação Básica

Na Educação Básica ficou assegurada a data base da categoria (01/03), com a manutenção de todas as cláusulas da atual Convenção Coletiva até o dia 28 de março, enquanto estivermos negociando. Essa é uma importante conquista para os professores e professoras da Educação Básica, já que nesse ano toda a convenção da categoria no setor deverá ser renovada.

Nesta terça-feira (06/02) foi iniciada a maratona de negociações da Campanha Salarial 2018 de professores, auxiliares e técnicos de ensino dos segmentos da Educação Básica e do Sesi/Senai. As duas reuniões, com os respectivos representantes patronais, aconteceram simultaneamente na Fepesp e no Sieesp (sindicato patronal) em São Paulo.

SESI/SENAI

Já no Sesi/Senai, os professores e professoras tem o conjunto de suas cláusulas sociais garantidas em acordo de dois anos, vigente até fevereiro de 2019. Na reunião de negociação desta terça, foi definido o calendário de negociações. Nas próximas terças-feiras as comissões discutirão cláusulas de ordem financeira que integram as convenções coletivas dos trabalhadores, como, por exemplo, os vales refeição e alimentação e o reajuste deste ano.

Garantir a sustentação financeira dos sindicatos

Reunidos em encontro ampliado de sua diretoria executiva, os sindicatos integrantes da Fepesp decidiram nesta terça-feira, 06/02, encaminhar ações para garantir a sustentação financeira dos sindicatos, ameaçada pela nova lei 13.467 – a ‘reforma’ trabalhista.

De acordo com Celso Napolitano, “a lei da reforma visa estrangular os sindicatos, enfraquecer a representação sindical de quem trabalha, e isso não podemos permitir. Segundo ele, “todos os mecanismos de contribuição sindical foram mantidos, mesmo na nova lei. Mas a contribuição, que era compulsória, agora é voluntária. Iremos consultar os professores e auxiliares em nossa base, para assegurar recursos importantes para a defesa de direitos duramente conquistados”, afirmou o presidente da Fepesp.