Estudos já mostram que ficar conectado ao trabalho 24 horas por dia não faz bem à saúde. Uma nova pesquisa de professores americanos sugere, agora, que esse comportamento também tem efeito na vida familiar de profissionais casados — e além de atrapalhar o casamento, o excesso de conexão após o expediente pode prejudicar a carreira do parceiro.

O estudo, publicado no jornal acadêmico “Occupational Health Psychology”, teve participação de 344 casais onde ambos os parceiros trabalhavam em tempo integral e usavam celulares e tablets em casa por necessidade do emprego.

Por meio de modelos que medem a transferência de conflito no ambiente familiar para o profissional, e vice versa, os pesquisadores identificaram que o uso excessivo de aparelhos móveis em casa aumenta o conflito no ambiente familiar, o que faz com que ambos reportem mais tensão no relacionamento.

Esse conflito acaba, então, “vazando” para o ambiente profissional da outra metade do casal, e o resultado é o parceiro apresentar menos satisfação no trabalho e desempenho mais fraco no emprego.

Para Wayne Crawford, professor da Universidade de Texas em Arlington e um dos coautores da pesquisa, não é surpresa que dedicar o tempo que normalmente seria voltado para a família ao trabalho gera conflitos em casa. “Mas o que isso ultimamente resulta é em problemas no trabalho para ambas as partes do casal”, afirma.

Fonte: Valor Econômico, por Letícia Arcoverde, 16.01.2017


Mais Lidas