SINPRO ABC é tema de artigo científico apresentado em Congresso Brasileiro de Comunicação

A participação dos professores e professoras das escolas particulares do ABC na greve geral do dia 28 de abril de 2017 se transformou em um artigo científico que será apresentado no 40° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (GT Cidadania) – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O Congresso será realizado de 04 a 09 de setembro, no Campus da Universidade Positivo em Curitiba.

Sob o título, “Comunicação de Interesse Público: interação na busca da consciência crítica em face aos direitos trabalhista e previdenciário”, o artigo faz uma análise de conteúdo da divulgação de pautas jornalísticas com enfoque na comunicação de interesse público, a partir do anúncio realizado por centrais sindicais, de modo específico a Central Única dos Trabalhadores (CUT), para conclamar trabalhadores e trabalhadoras em todo o país a participarem da greve geral, realizada no dia 28 de abril de 2017.

A análise baseia-se em matérias e entrevistas publicadas em jornais impressos de maior representatividade na região do ABC paulista, a partir das divulgações oficiais do Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO), com o intuito de mobilizar a categoria (professores e professoras das escolas particulares do ABC, do ensino infantil ao superior) pela defesa dos direitos trabalhistas e previdenciário. Ao final, o trabalho apresenta as diferenças editoriais nas matérias face ao que foi divulgado pelo SINPRO ABC no período de 30 de março a 30 de abril de 2017.

O artigo foi escrito pelos jornalistas e mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Regiane M.S. Bianchini e Sérgio Corrêa, assessor de imprensa do SINPRO ABC.

Conclusão do Estudo

As matérias analisadas trouxeram conteúdo semelhante, no que se refere à paralisação. Isto é, não chegam a se aprofundar sobre as questões que levaram as Centrais Sindicais a se aglutinarem em torno da mobilização para uma greve geral em todo o País. Os textos sobre as reformas da previdência e trabalhista foram analisados de forma superficial sem aprofundamento de conteúdo sobre o impacto negativo que as reformas apresentadas pelo governo Temer trarão à classe trabalhadora.

A falta de profundidade impossibilitou que os leitores tivessem um relato apurado e crítico, a partir da cobertura jornalística na formação de opinião, que os levassem a mobilizarem-se a partir da informação recebida.

Diante do resultado obtido na análise de conteúdo das informações divulgadas pelos veículos de comunicação “impressos” no ABC paulista, se reforça a crítica feita pela direção executiva do SINPRO ABC (Sindicato dos Professores), quanto à hegemonia da mídia na informação da notícia e desinformação política, econômica e social com que os veículos de comunicação da região noticiaram os fatos e analisaram os efeitos nocivos das reformas previdenciária e trabalhista, não somente à categoria dos professores das escolas particulares do ABC, mas a todos os trabalhadores e trabalhadoras do País.