Curso de Formação e Gestão Sindical reúne sindicalistas de todo o País

Acontece nos dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado) o 1° Curso de Formação e Gestão Sindical promovido pela Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). Os temas abordados estão relacionados ao movimento sindical, à conjuntura política e à gestão sindical. As aulas incluem: origens do sindicato e história do movimento sindical brasileiro; concepções sindicais; gestão financeira das entidades sindicais; e a importância da formação sindical e do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

Neste momento de crise, em que a luta entre capital e trabalho se mostra em plena evidência, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, ressalta que o Curso de Formação é uma estratégia de fortalecimento das entidades para o enfrentamento, inclusive, dos ataques representados pela Reforma Trabalhista.

Confira a programação:

DIA 18|08

9h Concepções sindicais — Prof. Augusto Petta

10h30 Intervalo

10h45 Concepções sindicais — Prof. Augusto Petta (continuação)

12h Almoço

13h30 A importância do PES e da formação sindical — Profª. Liliana Lima

16h Intervalo

16h15 A importância do PES e da formação sindical — Profª. Liliana Lima (continuação)

DIA 19|08

9h Gestão financeira para entidades sindicais — Prof. Ednilson Arendit

10h30 Intervalo

10h45 Gestão financeira para entidades sindicais — Prof. Ednilson Arendit (continuação)

12h Almoço

13h30 Origem e história do movimento sindical brasileiro — Prof. Renato Bastos

16h Intervalo

16h15 Origem e história do movimento sindical brasileiro — Prof. Renato Bastos (continuação)

17h Avaliação, entrega de certificados e encerramento do curso.