Faltam 5 dias para a Greve Geral – Contagem Regressiva.

Atenção professores e professoras! Faltam 120 horas para a greve geral do dia 28 de abril, próxima sexta-feira. Vamos lutar em favor de nossos direitos trabalhistas e pela aposentadoria. O governo não tem o direito de retirar as conquistas da classe trabalhadora.

O projeto de Reforma em discussão não entra em um contexto de modernização das relações de trabalho, mas de sua precarização. Na Câmara, está recebendo muitas emendas, principalmente da base governista, que aprofundam ainda mais a retirada de direitos. Para você ter uma ideia, só sobre a questão da validade do negociado sobre o legislado, são 155 emendas, ampliando os itens do projeto inicial em que a CLT deixa de ter validade. Conheça algumas dessas propostas:

  • Trabalho temporário: os contratos temporários de trabalho poderão passar dos atuais 90 dias para 120 dias, podendo ser prorrogáveis por mais 120 dias. Ou seja o trabalhador poderá ficar oito meses sendo temporário em uma empresa.
  • Negociado prevalece sobre a CLT: os acordos coletivos poderão se sobrepor e descumprir à Consolidação das Leis do Trabalho em relação à jornada de trabalho e salário. Ou seja, o trabalhador negocia direto com o patrão.
  • Férias: Somente 15 dias seguidos de férias estão garantidos, os demais poderão ser negociados.
  • Jornada de trabalho de até 220 horas mensais: A jornada de trabalho poderá ser de até 12 horas por dia.
  • Intervalo de almoço: o horário de almoço poderá ser limitado em apenas 30 minutos.
  • PLR: Participação nos Lucros e Resultados poderá ser pago em mais de duas parcelas no mesmo ano.

Por esses e outros motivos que faremos a greve geral no dia 28 de Abril.

Participe para manter seu trabalho e sua aposentadoria!


Mais Lidas