O acervo foi visto por cerca de três mil pessoas em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Para retratar os 30 anos de atividades do Sindicato dos Professores do ABC, o departamento de comunicação da entidade montou uma exposição fotográfica que foi vista por cerca de três mil pessoas nas três cidades que compõem a base da categoria, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

De acordo com Nelson Bertarello, diretor de imprensa do Sindicato, “as fotografias impressas em preto e branco e coloridas, compõem a história do SINPRO ABC desde a fundação, com o saudoso ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, até a atuação política e social do sindicato nos dias atuais”.

A mostra foi inaugurada no dia 11 de agosto no saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário s/n – Centro) e ficou em cartaz até o dia 31/08.

Em São Bernardo do Campo as fotografias ficaram expostas de 17 de outubro a 04 de novembro, na Câmara de Cultura da cidade.

E em São Caetano do Sul, o visitante conferiu os trabalhos de 7 de novembro a 9 de dezembro, no Espaço Cultural – Casa de Vidro - Fundação Pró-Memória.

Segundo o sócio fundador do sindicato, José Carlos de Oliveira Costa, e diretor do SINPRO ABC, a história da entidade está diretamente ligada à história de lutas e conquistas dos trabalhadores, principalmente da região do ABC, berço do atual sindicalismo.  “Toda a luta contra o fim da ditadura militar predispôs os professores na fundação do sindicato e a principal motivação foi conquistar melhores condições de trabalho e garantia dos direitos”, afirmou  Costa.

Desde sua fundação, o SINPRO ABC sempre foi muito politizado e atuante. Além da preocupação com as conquistas trabalhistas, a direção do sindicato teve participação efetiva nos movimentos sociais e na conscientização política dos docentes e da sociedade.

E se você ainda não conferiu esse belo acervo fotográfico pode visitar a exposição “30 anos de SINPRO ABC”, durante o mês de dezembro. A mostra está montada no Museu de Santo André, rua Senador Fláquer, 470 – Centro, até o dia 30 de dezembro.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e aos sábados das 9h às 14h30. Entrada Gratuita.

Venha prestigiar!