Professores e professoras da Fundação Santo André: todos à assembleia dia 1 de dezembro

Chega de salários atrasados e desrespeito aos direitos dos docentes!

1/12 – Quinta – feira - 17h30 – no auditório da FAFIL

ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Pauta:

•  Resultado do foro conciliatório
  • Discussão sobre proposta de greve diante do não pagamento do salário, multas por atraso, 13o, etc.

PARTICIPE!

Na Fundação Santo André, professoras e professores vivem a realidade de atrasos nos salários e no pagamento de direitos trabalhistas, como férias, 13º, reajustes salariais entre outros.

A verdade é que a reitoria do Centro Universitário faz suas escolhas!

Em reunião do CONDIR explicou-se que as prioridades são o pagamento de fornecedores e de impostos, deixando os docentes e funcionários em segundo plano.

A reitoria que assumiu o cargo em agosto de 2015, é a responsável pela situação. Há mais de um ano, sob sua responsabilidade, os professores estão sendo penalizados pela incapacidade administrativa de solucionar os problemas do Centro Universitário Fundação Santo André.

Não há empenho em solucionar o problema financeiro da Instituição, muito menos disposição para cobrar a prefeitura de Santo André na Justiça, como exigem os professores e professoras.

O SINPRO-ABC está engajado na defesa incondicional dos trabalhadores e trabalhadoras da FSA. Exigimos solução imediata da situação e por isso damos suporte à Comissão de Professores que negocia com a reitoria.

Não podemos aceitar tanto desrespeito aos nossos direitos como trabalhadores assalariados. É preciso: discutir os rumos desta luta de modo democrático e coletivo, em assembleia dos professores, para decidir juntos como avançar.

O SINPRO ABC reafirma seu compromisso pela defesa incondicional dos direitos trabalhistas, salários e empregos e exigimos:

•             O pagamento imediato dos salários atrasados e multas!

•             Cumprimento da CLT e Convenção Coletiva!

•             Apoiamos a decisão dos professores que exigem a antecipação das eleições para Reitora! Fora Reitora que atrasa salários e coloca os docentes em último lugar!

NÃO MEXAM EM NOSSO PLANO DE SAÚDE!

Mais uma vez a reitoria quer mexer no plano de saúde da Fundação Santo André.

A cada mudança, professoras e professores são prejudicados no atendimento, o que em muitos casos significa interrupção nos tratamentos médicos já em curso e problemas para os docentes.

Resgatando a história

•             Em 2015  A FSA atrasou em alguns dias os salários de março, abril e maio.

•             06/2015 – Atraso no pagamento de salários, em média 30 dias.

•             07/2015 – Parcelamento no pagamento de salários e férias, não depósito FGTS.

•             08/2015 – Renúncia do reitor José Amilton de Souza, assume a vice Leila Modanez.

•             09/2015 – Atraso no pagamento de salários.

•             10/2015 – Decretado “Estado de Assembleia Permanente na FSA”.

•             11/2015 – Atraso de salários em média 30 dias, sinalização de possível greve.

•             12/2015 – Atraso de salário e não pagamento do 13º, mobilização dos professores.

•             01/2016 - FSA não paga salários e convoca docentes para “Semana de Formação”.

•             01/2016 – Resistência obriga reitoria a recuar e invés de “convocar”, “convidar” para a Semana de Formação.

•             02/2016 – Mobilização dos professores.

•             02/2016 – Conselho da FAFIL delibera indicativo de greve no início do ano letivo.

•             02/2016 – Reunião com o prefeito Carlos Grana e mobilização da categoria.

•             02/2016 – Mobilizações na Faculdade e na Comunidade.

•             03/2016 – Reunião com o prefeito Carlos Grana sobre a dívida da FSA.

•             04/2016 - Reuniões para mobilização da categoria.

•             08/2016 – Paralisação dos professores e professoras.

•             09/2016 – Abaixo assinado dos docentes, alunos e funcionários exigindo a cobrança judicial da dívida da prefeitura de Santo André com a Fundação.

•             10/2016 – Professores e professoras aprovam a luta pela destituição da reitora Leila Modanez e pede antecipação das eleições.

•             11/2016 – Mais uma vez a reitoria decide atrasar os salários

UNIÃO E LUTA EM DEFESA DOS PROFESSORES!

Não aceite conversa fiada de quem quer dividir e enfraquecer nossa luta!

O Sindicato dos Professores do ABC, entidade representativa dos docentes na região, afirma que toda tentativa de divisão da categoria é fazer o jogo dos patrões!

Sindicato é união e luta pela categoria!

Há quem rasgue os cartazes do SINPRO ABC nos murais, há quem busque fazer entidades fantasmas para favorecer os patrões. Não caia nessa armadilha!

Junte-se ao SINPRO ABC! Filie-se! Participe da Assembleia!

A Fundação Santo André deve aos professores:

•  Pagamento do 13º salário de 2015/2016.
  • Multas rescisórias.
  • Multas pelo atraso no pagamento dos salários - dobra 2015/2016.
  • Férias +1/3.
  • Reajuste salarial 2016.
  • FGTS.
  • Abono especial 2016.
  • Neste ano o salário foi pago até o mês de setembro.