Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – DEZEMBRO/2016

“30 anos de SINPRO ABC”

Até o dia 9

Espaço Cultural – Casa de Vidro

Grátis | Livre

Por meio de informações históricas e fotografias, esta exposição pretender retratar os 30 anos do Sindicato dos Professores do ABC. O docente exerce um papel de destaque na formação do caráter, no desenvolvimento de habilidades, nas reivindicações sociais, nas atividades culturais e, principalmente, na transferência do conhecimento, transmitindo ao aluno a capacidade de pensar e transformar o mundo em que vive.

ESPECIAL

Jornada do Patrimônio do Grande ABC – Coordenador: Cristina Toledo

Entre os dias 1° e 4

Grátis | Livre

A Fundação Pró-Memória marcará presença na Jornada do Patrimônio do Grande ABC. Promovido pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento reunirá, simultaneamente, diversas atividades na área patrimonial nos sete municípios da região. A participação da instituição sul-são-caetanense acontecerá por meio da programação de seus espaços expositivos, que englobará mostras com diferentes temáticas que dialogam com as propostas da Jornada. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apresentações de maracatu, capoeira e contação de histórias enriquecerão a programação no Espaço Cultural - Casa de Vidro, Espaço do Forno e Museu Municipal, respectivamente.

 MEMÓRIA

 Projeto “Baú de Memórias: Guarde aqui suas lembranças” – Coordenador: Monica Iafrate

Centro de Documentação Histórica da Fundação Pró-Memória

O projeto consiste na captação de acervo histórico e de memória de São Caetano do Sul. O objetivo é estimular a doação de documentos, fotografias, mapas, livros e objetos que pertenceram aos moradores da cidade e também a pessoas que atuaram profissionalmente no município. Para fazer a sua doação, o interessado pode se dirigir à Fundação Pró-Memória ou ao Museu Municipal. +Inf.: 4223-4780 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Projeto “A Peça em Destaque” – Coordenador: Francisco Bastos

Dezembro

Museu Histórico Municipal

Grátis | Livre

Em alusão ao Natal, o Museu Municipal selecionou como Peça em Destaque de dezembro um presépio confeccionado artesanalmente com tijolos pelo frei Francisco Pedro da Silva Pinheiro. O material simboliza o passado oleiro de São Caetano do Sul. A peça data da década de 1990.

 ARTES

 Projeto “Sextas com Arte” - Coordenador: João Alberto Tessarini

Todas as sextas-feiras | Das 9h às 11h e das 13h às 16h

Ateliê Pedagógico da Pinacoteca Municipal

Grátis | Livre

Espaço aberto para experiências com desenho e gravura. Orientadores ficam à disposição do público. Atendimento de grupos com até 10 pessoas. Crianças devem estar acompanhadas por responsáveis. +Inf.: 4223-4780 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 Projeto “Agir e Interagir – Arte e Criação” - Coordenador: Nair Duarte e Fabiana Cavalcante

De segunda a quinta-feira l Das 9h às 16h

Pinacoteca Municipal

Grátis | A partir de 4 anos

O projeto proporciona visitas à Pinacoteca Municipal, orientadas por arte-educadores, que visam ampliar o conhecimento e a fruição estética. O programa atende grupos de adultos e crianças a partir de 4 anos (grupos escolares). Agendamento: 4223-4780 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 EXPOSIÇÕES

 “V Vitrine de Arte – Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul” – Coordenador: Neusa Scaléa

Até 30/1/2017

Pinacoteca Municipal

Grátis | Livre

A Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul promove a quinta edição da Vitrine de Arte - Mostra Coletiva de Artistas de São Caetano do Sul, com obras de artistas residentes, nascidos ou que trabalhem em São Caetano do Sul. São trabalhos inéditos, produzidos a partir de 2013, nas diversas temáticas, linguagens, técnicas e materiais.

 “São Caetano Retrô: memórias em preto e branco” – Coordenador: Talita Scotá e Ana Lage

Até 29/1/2017

Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes

Grátis | Livre

Grandes transformações no patrimônio cultural ocorreram em São Caetano do Sul. Alguns conjuntos paisagísticos, saberes e modos de fazer, como eventos e costumes, se não fossem as fotografias para lembrá-los, estariam perdidos no tempo e no espaço. Trazer à tona e confrontar essas transformações culturais à luz das mudanças em curso é um dos objetivos desta mostra, ressaltando a importância do trabalho do Centro de Documentação Histórica da instituição, o qual possui a missão de preservar esses elementos de descontinuidade essenciais para a compreensão do sentimento de se viver em um período com novas perspectivas e valores.

 “Imagens, rosários e crucifixos” – Coordenador: Francisco Bastos

Até 6/1/2017

Museu Histórico Municipal

O Museu Municipal promove exposição de peças religiosas do culto católico, que pertenceram a moradores de São Caetano do Sul. Estarão expostos quadros, imagens, estatuetas, terços, rosários e crucifixos.

 O ponto de vida das mulheres e opressões cotidianas

Até 14/1/2017

Museu Histórico Municipal

Grátis | Livre

A exposição reúne bordados livres no bastidor criados durante a oficina História oral e o bordado: o ponto de vida das mulheres e opressões cotidianas, ministrada por Maria Alencar, orientadora do Viva Arte Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura, entre os meses de agosto e outubro, no Espaço Cultural - Casa de Vidro, promovida pela Fundação Pró-Memória. Cada bordado representa as narrativas individuais e coletivas das participantes.

 “Um lugar, uma história – A Cerâmica São Caetano”

Até 31/1/2017

Espaço do Forno

Grátis | Livre

A mostra, constituída por oito painéis fotográficos, contempla variados temas, que vão desde os de natureza estrutural e econômica até os de ordem sociocultural, com ênfase, por exemplo, nos eventos que congregavam seus funcionários, momentos típicos de difusão das relações de sociabilidade e de descontração. A exposição apresenta, ainda, objetos e dados cronológicos referentes aos principais episódios da trajetória da Cerâmica. Um minidocumentário complementa a exposição, com depoimentos de ex-funcionários. Visitação: de terça a sábado, das 14h às 17h, com possibilidade em horário alternativo, com agendamento pelo telefone 4223-4780.

 EXPOSIÇÃO VIRTUAL

 “Instituto Mauá de Tecnologia: 55 anos de desenvolvimento, inovação e excelência no ensino” – Coordenador: Paula Fiorotti e Marília Tiveron

Dezembro

Site da Fundação Pró-Memória (www.fpm.org.br)

A Fundação Pró-Memória promove esta mostra virtual para celebrar as mais de cinco décadas de uma das instituições educacionais e de pesquisa mais conceituada da região e do país: o Instituto Mauá de Tecnologia, fundado em 11 de dezembro de 1961, que visa “promover excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão (...) proporcionando oportunidades para que seus integrantes sejam os protagonistas de seu desenvolvimento profissional e pessoal, influenciando positivamente a sociedade”.


Mais Lidas