15 de outubro: pagamento de PLR ou Abono Especial

Fique de olho!

Até o dia 15 de outubro os professores e professoras deverão receber o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou o Abono Especial. Nos dois segmentos (Básico e Superior), os valores são diferenciados. Educação Básica: 12% e Ensino Superior: 21%.

A PLR ou o Abono Especial são importantes, pois fazem com que o reajuste seja uniforme para compor a massa salarial dos professores e professoras durante a vigência do acordo coletivo.

Educação Básica:

Pagamento de 12% sobre o salário bruto de setembro. O acerto deve ser feito até o dia 15 de outubro. Já a escola que não quis pagar a PLR/abono neste mês, o reajuste salarial dos docentes foi diferenciado: 8% em março e 12,50% em setembro.

O Professor admitido a partir de julho/2016 não receberá o abono em outubro. Já o professor desligado até julho/2016 deveria ter recebido o abono de 12% sobre o salário de rescisão, como indenização. Se esse foi o seu caso e o pagamento do abono ou PLR não foi efetuado, denuncia ao sindicato (SINPRO ABC).

Ensino Superior:

Pagamento de 21% sobre o salário bruto de setembro. O acerto também deve ser feito até o dia 15 de outubro. O Professor admitido a partir de julho/2016 não receberá o abono em outubro. Já o professor desligado até julho/2016 deveria ter recebido o abono de 21% sobre o salário de rescisão, como indenização. Se esse foi o seu caso e o pagamento do abono ou PLR não foi efetuado, denuncia ao sindicato (SINPRO ABC).

SESI/SENAI:

Professores e professoras do SESI/SENAI não recebem a Participação nos Lucros e Resultados, nem o Abono Especial.