A chance de cura do câncer de mama é de até 95% se a doença for detectada precocemente

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, perdendo somente para o de pulmão. A doença atinge, na sua maioria, mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Mastologia, em 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil. Já em 2015, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 190.000 mulheres foram atingidas pela doença no País.  O câncer de mama no homem é raro, mas também tem incidência e representa menos de 1% dos casos. O principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito , principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.

Outro dado detectado pela Sociedade Brasileira de Mastologia é que existem diferenças nas taxas de incidência da doença entre as regiões do Brasil. A maior ocorre na região sudeste. A taxa é de 64.54 casos/100mil mulheres , região sul 64.3/100mil mulheres, região centro-oeste 37,68/100mil mulheres, região nordeste 30,11/100mil mulheres e região norte com a menor incidência 16,62/100mil mulheres. Estas diferenças provavelmente são decorrentes de uma sociedade mais industrializada com consumo de alimentos inadequados, excesso de peso e estresse.

Diagnóstico precoce

Com a realização cada vez mais frequente da mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama no Brasil em fases mais precoces o que aumenta as chances de cura. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no País não são mais em fases avançadas. No entanto, é importante melhorar ainda mais, e isto será alcançado quando todas as mulheres tiverem acesso a mamografia de qualidade uma vez ao ano a partir do 40 anos de idade.

Outubro Rosa

A incidência aumentou dez vezes nas décadas de 60 e 70, mas a mortalidade foi reduzida graças às campanhas de prevenção, que permitiram diagnósticos mais precoces da doença. O autoexame, os exames clínicos anuais e as mamografias frequentes podem reduzir a mortalidade das mulheres propensas ao problema, principalmente após os 50 anos.

Como surgiu?

O Outubro Rosa surgiu nos EUA, mas logo se espalhou pelo mundo. O nome foi inspirado no laço cor-de-rosa que representa a valente luta das mulheres contra o câncer. Com o passar dos anos surgiram mais ações direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

O autoexame

Passo 1: Em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.

Passo 2: Levante um dos braços na lateral e note se, com o movimento, aparecem alterações no contorno ou na superfície da mama.

Passo 3: Deitada de barriga para cima, levante o braço esquerdo paralelo à cabeça. Com a mão direita, apalpe a mama esquerda, fazendo movimentos circulares suaves, apertando-a levemente com a ponta dos dedos. Depois repita o procedimento do outro lado.

Passo 4: Se observar caroços ou sentir dor ao apertar a mama, procure seu ginecologista rapidamente.  Quanto mais cedo diagnosticado, mais rápida é a cura.

Sérgio Corrêa – mtb 19065


Mais Lidas