A audiência de mediação para as negociações da campanha salarial das professoras e professores do SESI já tem data e hora para acontecer: será amanhã, dia 19 de julho, às 13h30, no Tribunal Regional do Trabalho da Rua da Consolação, 1272 (Próximo às estações Paulista e República do Metrô, em São Paulo). A mediação é parte de ação de instrução e conciliação do dissídio coletivo dos professores do SESI, por iniciativa da Federação dos Professores do Estado de São Paulo e seus sindicatos integrantes.

A ação foi aprovada, por unanimidade, pelas assembleias dos professores, que aconteceram em todo o estado em 19 de março, caso o Sesi não voltasse com novas propostas ou disposição para negociação. Isso não ocorreu e a conciliação será realizada.

Desde o início do ano, o Sesi tem conhecimento da pauta de reivindicações da categoria mas não se prontificou a negociar com seriedade durante esta campanha salarial. Além de reajuste salarial que recupere as perdas causadas pela inflação, a categoria defende itens sociais como a prevenção de casos de assédio moral, algo tão relatado pelos professores e técnicos de ensino do Sistema S.

A saída encontrada para fazer frente à imobilidade patronal foi recorrer à Justiça do Trabalho. A instauração do dissídio coletivo para audiência de conciliação é tomada quando não há mais possibilidade de avanço nas negociações. A sessão de mediação foi marcada por determinação do desembargador Wilson Fernandes, vice-presidente do TRT.

Já no SENAI, como resultado de mediação conduzida através da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, a negociação será retomada. A FEPESP e os sindicatos integrantes propuseram uma nova rodada para o dia 20 de julho, às 9 horas.