A Contee realizou mais um encontro do Coletivo Jurídico da entidade, em Brasília, e que tratou de assuntos de interesse da categoria, entre eles demissões e o reflexo jurídico das fusões de grandes grupos educacionais.

Durante a abertura do encontro, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais, Adércia Hostin dos Santos, apresentou pesquisas acerca do crescimento das instituições de ensino superior, número de alunos e professores, concentrações regionais e fusões. A advogada Adriana Corrêa Saker também participou dos debates e abordou casos específicos de demissões irregulares de profissionais atuantes em instituições controladas pela Kroton.

Também foi pauta do encontro a informação que circula sobre o interesse de grupos concorrentes adquirirem a Estácio, além das consequências das fusões de grandes grupos para a sociedade e ações para garantia de condições de trabalho e defesa de outros interesses dos trabalhadores da Educação, como o acionamento do Ministério Público.

Não é segredo que as grandes fusões de grupos que controlam instituições privadas focam no lucro e em seu valor de mercado, e deixam de lado a qualidade do ensino, trazendo graves consequências para os(as) trabalhadores(as) e alunos(as). A Contee já se manifestou em outras oportunidades sobre essa questão, defendendo, inclusive, a aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). O Insaes garante condições ao Estado de exercer seu papel de zelar pela qualidade da educação, pública e privada, além de ser instrumento no combate ao processo de financeirização e desnacionalização do ensino superior de nosso país.


Mais Lidas