CONTEE realiza II Plenária Nacional de Educação

No dia 8 de junho, em Brasília, foi realizada a II Plenária Nacional de Educação, fortalecendo a luta em defesa da democracia e da educação. O evento reuniu 38 entidades do Brasil, sendo 27 nacionais (como CONTEE, CNTE, FNE, ProIFES, FASUBRA, CUT, CTB, Frente Brasil Popular, Anpae, Anfope,Movimento LGBT, UNE, Movimento Mulheres Brasileiras, UNCME, entre outras), e 11 entidades regionais ( SINPRO-ABC, SINPRO RIO, SINPRO RS, SINPROEP, SINPRO MG, SINPRO Pará, SINPRO ES, SINTRAE RS, SINPRO Campinas, SINPRO Sul Fluminense e SINPRO Norte/Noroeste Fluminense), além da senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

As entidades fizeram exposições sobre as perspectivas para o próximo período, seguido de debates sobre a organização de estratégias conjuntas de enfrentamento à conjuntura desfavorável e às pautas-bomba que o governo interino quer implementar. Na segunda parte da programação foi aprovada a elaboração de um documento contendo o “Fortalecimento do Fórum Nacional de Educação (FNE), Cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), do Sistema Nacional de Educação (SNE), Contra a aprovação da PEC que pretende a desvinculação das verbas para a educação e a saúde, pela manutenção do fundo social do pré-sal para a educação”.

Demais encaminhamentos aprovados: a) criação do Comitê da Nacional Educação contra o Golpe, em defesa da democracia e Nenhum Direito a Menos, instituindo uma comissão coordenadora e uma secretaria executiva; b) Elaboração de um calendário unificado com a Frente Brasil Popular, visando planos de atuação conjuntos.

O SINPRO-ABC, que participou desta II Plenária, pôde constatar alguns pontos cruciais de preocupação das entidades participantes, face às recentes Portarias do ministro interino golpista do MEC, extinguindo a Secretaria Especial de Formação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI), e exonerando pessoas de cargos-chave da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE), esvaziando o FNE e comprometendo a estrutura para a realização da CONAE 2018. O aspecto positivo da Plenária foi constatar a resistência unificada demonstrada pelos participantes, sabedores de que teremos muitos embates ainda contra esses golpistas de plantão no governo brasileiro.

                                                                                                                             P.Y.- 13 de junho de 2016.


Mais Lidas